Sou aposentada, moro sozinha, tenho mtas despesas para pagar, agora o condomínio diz que tenho que colocar gás encanado (CEG) se lá atrás há muito tempo foi feita uma assembleia para saber quem gostaria de colocar, só quatro pessoas colocaram (este prédio tem 16 apartamentos) durante meus 64 anos sempre tive gás de botijão e tb já morei em prédios mais altos que este, aqui são 4 andares, 5 com o térreo, gasto 47 reais de 6 em 6 meses, e agora vou pagar 27,00 por mês, eu sei que tem perigo um prédio que tem mais de 30 anos e sempre usamos gás de botijão não é possível que agora vai explodir!!!! Morei numa casa e meu filho soltou uma bombinha no quintal e uma faísca caiu no meu quarto em cima do quarda roupa e pegou fogo no urso de pelúcia!!!!! e ai, só mais uma taxa para CEG!!!!!
Atenciosamente
Desculpas pelo desabafo!!!!
Marlene, a decisão de colocar o gás foi aprovada em assembleia? Se foi vc terá que acatar, se não houve assembleia para rediscutir o assunto, peça ao síndico que convoque a assembleia e assim vc poderá explicar seus motivos para não aderir ; se há gás encanado no prédio, todos devem aderir, por causa do risco com os botijões e o seguro do condomínio.
Marlene, atente para 2 detalhes, primeiro se foi discutido e aprovado em assembléia, segundo detalhe, provavelmente a instalação de gás seja exigencia do corpo de bombeiros para renovação do avcb (auto de vistoria do corpo de bombeiros)
Quanto aos valores de conta, se a instalação ocorrer com medidores individuais, você pagará somente o que consumir, (em sorocaba o preço médio do mt3 é de $3,00)
Olá, Dª Marlene, Boa Tarde, não há uma definição sobre se foi ou não aprovado a instalação de gás encanado. Pelo q a Senhora menciona somente quatro moradores optaram pelo uso do gás; entende-se então q não houve aprovação da instalação pelos moradores, sendo assim não há como obriga-la a fazer a devida instalação e tbm na irregularidade dos q instalaram. Assembleia ela atende aos interesses dos moradores, cuja aprovação, deve ser seguida pela maioria dos presentes e estendida aos demais condôminos, independentes de estarem presentes ou não na Assembleia.
Abraços.
Marlene,
As Leis municipais no Rio sofreram muitas mudanças após tantos acidentes.
Pelo meu conhecimento, há sim uma Lei no Rio que proíbe botijões de gás nos apartamentos.
Mesmo assim, se isso foi aprovado em Assembleia, a senhora é obrigada por Lei a se adequar.
Para ter independência nesse tipo de decisão, deve-se escolher uma casa para morar. Em condomínio se vive a ditadura da maioria.
Tatiana Corovtchenco
www,.donasindica.com.br
Tati eu ouso contrariar você e dizer que em condomínios a maioria vive sob o jugo e ditadura da minoria que se dá o trabalho de comparecer às assembleias.
Beijo
Marlene,
Em que pese os seus motivos e considerando que a mudança tem o aval da assembleia, não consigo vislumbrar outra alternativa a não ser vc ter que negociar com o sindico.
Marisa, amiga, essa foi boa:
"Ditadura da minoria que comparece à assembleia"
Já anotei no meu caderninho rsrs
Marlene, acho que já ficou claro que sendo aprovado em assembleia não vai ter como vc fugir a esse aumento em sua despesa com gás, mas se a conta for individualizada pela concessionária, procure ver se tem o desconto de aposentado, como o colega já escreveu, aqui em SP, com a COMGÁS dá uma boa diferença.
Tati eu ouso contrariar você e dizer que em condomínios a maioria vive sob o jugo e ditadura da minoria que se dá o trabalho de comparecer às assembleias.
Beijo
Rsrsrsrsrsrsrs
Nunca vi uma resposta tão bem explicada e resumida.
No meu condomínio tudo que se tem a resolver de 80 condôminos, sobra para 2. Desde a reunião até obras e tudo mais. De 80 condôminos , vão 10 a reunião.
Mas na hora da decisão ou pós reunião aparecem um monte de técnicos pós jogo.
No meu prédio alguns idosos ou inquilinos não querem colocar o gás canalizado , mas também ninguém quer se responsabilizar e assumir o condomínio.
Não vejo ninguém ir no Detran dizer que não concorda com certas regras.