Ivana, penso que o desvio da prumada é uma caso mais complicado, pois seria necessário alterar inclusive a planta hidraulica do empreendimento, eu não autorizaria sem antes resolver todos os tramites burocraticos,ok
Ivana,
Vc tem razão, essa gente parece Santos Dumont e sempre estão inventando. Pior é que, sequer sabem morar em casa, quanto mais em condomínio. Enfim, tb entendo que a coluna é de uso comum e não pode ter desvio.
A coluna de água como o próprio nome diz vem de cima a baixo da edificação passando por todas as unidades, não há como ser desviada nem interrompida em ponto algum. O que pode ser feito é um desvio interno da tubulação horizontal que se liga a esta coluna modificando a posição de um chuveiro,de uma pia ou de uma bacia sanitária mas sempre com ligação a coluna de descida vertical original. Obra feita,é claro, com todos os requisitos legais observados e com profissionais competentes e com responsabilidade.
Ivana:
Desvio da coluna geral do prédio não pode mesmo. Será que não seria uma modificação interna mudando pia de lugar. As vezes a pessoa não soube se explicar. Modificação interna com o auxílio de um engenheiro é possível.
Eu entendi que o cidadão quer mudar a coluna. Então vai continuar querendo. Se o que ele pretende é mudar a sua tubulação horizontal então vá em frente, nada impede. Só que coluna continua exatamente onde está.
Abraços
Exatamente como entendeu Marisa. Ele quer mudar a coluna vertical que passa numa parede no meio da cozinha. O desvio seria para eliminar exatamente esta parede. Como o assunto é novíssimo para mim, já solicitei a ART a engenheira, que por sua vez disse para ele não haver problema. Como não sou marinheira de 1ª viagem estou buscando aprofundar-me nesse assunto que é muito sério. Inclusive porque esta mesma coluna foi trocada recentemente. Eu Tb havia entendido que ele queria acabar com a canalização no interior do apartamento, mas não , é a coluna central mesmo!!!
Agradeço demais a colaboração e agora tomarei minhas medidas em não autorizar, juntamente com a Administradora, caso ele insista.Obrigada a todos.