Compartilhando portarias

Alguém tem conhecimento sobre a possibilidade de dois condomínios distintos (vizinhos) compartilharem portaria? A ideia é construir uma guarita entre os dois prédios e compartilhar para serviço de portaria, ainda que mantendo para todo o resto os serviços separados. Muito obrigado.

Imagem de perfil Adelino Esparta
Conselheiro(a)


Respostas 13

Olá Adelino, Boa tarde! Olha, meus parabens pela idéia, idéia esta que pensei e muito em estar apresentando aos condominios. Estas prestações de serviços de portaria tem um valor muito elevado, e com isso, estes serviços seriam divididos entre dois condominios. Mas para isso, se faz necessário alguns estudos, estudos estes que quem sabe até em estar instalando uma entrada de cada lado da portaria. Vamos aprimorar esta idéia, primeiramente com alguns estudos, estudos estes em estar sendo apresentado aos dois condominios e em uma assembléia conjunta, esta apresentação pode ser o POWER POINT, até mesmo para que os condôminos possam estar apresentando suas sugestões, vem a ser uma porma politica de boa gestão, ainda mais com em se tratar de uma idéia como esta, em estar abaixando o valor do condominio. E após esta apresentação em assembléia, partimos para o projeto executivo, projeto este em plantas, detalhes, detalhes dos detalhes, memorial descritivo, quantitativo de materiais......., enfim E caso seja necessário um projeto de prefeitura, também faremos. Caso tenha interesse em realmente desenvolver este projeto, estou a disposição, me mande um e-mail e maracaremos uma visita. Abraços e mais uma vez, meus parabens

Foto de perfilArquiteto José Antonio
Outros

Adelino, Essa questão não se resolve com simples venda de projeto de arquitetura, cuidado isso não é tudo. Seu condominio é horizontal ou vertical?

Foto de perfilPessoa bloqueada

Adelino, possivel até é, porem requer minuciosos estudos por parte de todos os envolvidos no compartilhamento, por exemplo, onde seria contruida a portaria? como seria feita a divisão de obrigações, um condominio pagaria pelos dias pares, outro condominio pelos dias impares, teriam que ser feitos 2 contratos de prestação de serviços 50% para cada! O que os condôminos dos 2 empreendimentos pensam e respeito? Vocês já consultaram as partes mais interessadas no assunto?

Foto de perfilAderson José de Oliveira
Síndico(a)

Adelino, quantas unidades no total? quantas entradas? quantas câmeras? o funcionário de qual condomínio vai cobrir o intervalo do funcionário? qual será o sistema de controle para as garagens? e para as vagas de visitantes? como o porteiro cuidará da portaria de 2 condomínios e fiscalizará as áreas de lazer? a portaria receberá encomendas? Existem muitos questionamentos que vocês precisarão resolver antes de pensarem em compartilhar um funcionário e sem esquecer que cada condomínio possui um conjunto de regras diferente. No meu ponto de vista a segurança poderia ficar comprometida caso essa empreitada não seja muito bem planejada e com bons profissionais.

Foto de perfilDerek
Outros

Este assunto é complexo, pois depende da analise das convenções dos dois condomínios, de aprovação pelas respectivas assembleias, e de uma definição muito clara de como esta Portaria Compartilhada será administrada, de quem será a responsabilidade, a quem caberá os custos trabalhistas, entre outros detalhes.

Foto de perfilAntonio Carlos Thedim Duarte Cancella
Síndico(a)

Ola Adelino, Boa noite! Para mais informações e orientação aos meus colegas que aqui contribuiram com suas informações. Bom, sei e estou ciente de que esta preciosa idéia não se resume em um projeto de arquitetura e também tem lá as suas partes de como e quem administrar. Mas por ser de muita vantagem financeira, vale a pena investir, solução quanto em administrar e como administrar tem, por isso os estudos, não só estudos dos projetos propriamente ditos, mas estudos também da forma de administrar. Para se ter uma proporção de valores, o valor do condominio pode abaixar em até 50%, com esta estatistica eu pergunto, vale a pena ou não. Bom, como informei em minha mensagem anterior, estou a disposição. Abraços

Foto de perfilArquiteto José Antonio
Outros

Eu não saberia te dizer se é possível Adelino; e pelas respostas dos colegas o pessoal está chutando. Meu melhor conselho para você: veja com o jurídico do sindicato patronal como fica a situação dos empregados que, estando registrados por uma empresa, presta serviço a ambas; Supondo-se que o funcionário, registrado pelo condomínio Alfa, preste serviço igualmente ao condomínio Beta. Como fica a situação de Alfa no caso de uma ação trabalhista? É liquido e certo que a justiça vai para cima da conta corrente de Alfa, e não havendo dinheiro, parte para a penhora da conta corrente dos condôminos de Alfa. Como se fará para chamar Beta ao polo passivo? A questão aqui ultrapassa a venda de projetos arquitetônicos e análise das respectivas convenções condominiais e decisões de assembleias; estamos falando antes de mais nada de direito trabalhista. E a menos que algum advogado da área apareça para te dar um norte, melhor consultar um, ok? Abraços

Foto de perfilMarisa Marta Sanchez
Síndico(a) Profissional

Marisa, a parte funcional neste caso é o mais facil de se resolver, contrata-se uma terceirizada idônea por 15 dias por mês, 1 turno dia e outro noturno e a outra parte tambem faz o mesmo,assim cada um checando o recolhimento dos encargos da parte que lhe cabe por parte do contratado, está resolvido. O grande problema deles, é o fisico, onde será construído, como os principais interessados(os condôminos) irão se comportar diante da inusitada situação. Vale dizer que apesar de inusitada, é uma alternativa para pequenos condomínios que não suportariam os custos de uma portaria 24hs.

Foto de perfilAderson José de Oliveira
Síndico(a)

Adelino A ideia ate pode parecer boa, mas é inviavel. primeiro de tudo teria que ter aprovação de 100% dos dois condominios. Ai entra a parte complicada, pois voces terao que refazer a fração ideal para calcular a cota de cada unidade. Em tese seria como unir 2 condominios, para pagar o onus, e garantir o bonus aos dois, e por lei condominio é indivisivel.

Foto de perfilRoberto Martins
Síndico(a) Profissional

Aderson Quando se trata de legislação trabalhista eu não vejo nada que seja simples; vamos supor que nos 15 dias que o porteiro responde a Alfa ocorra um problema em Beta; não pode a empresa alegar que naqueles 15 dias a prestação de serviços era para Alfa e não Beta? Ou o contrato será conjunto? A lei trabalhista admite isso?

Foto de perfilMarisa Marta Sanchez
Síndico(a) Profissional

Numa situação semelhante com relação a vigilância 24hs na Rua, para fugir dos esquemas ilegais que vigoram, pensamos em criar uma Associação de moradores, pessoa Jurídica, formada por cada Condomínio, e assim tentar criar uma terceira pessoa Jurídica, que responderia pelos encargos trabalhistas , custos e também por eventuais responsabilidades e danos que por ventura houvesse. Morreu o assunto. Acho que deve haver uma solução que atenda todas as questões, mas definitivamente não é uma coisa simples.

Foto de perfilAntonio Carlos Thedim Duarte Cancella
Síndico(a)

Considerando-se que ninguém será obrigado a associar-se ou manter-se associado, paga a associação quem quiser, certo? E lá vem mais problema.

Foto de perfilMarisa Marta Sanchez
Síndico(a) Profissional

Bom dia,

Poderia ser criado um consórcio de empresa sendo os consorciados os condomínios atuais. Esse consórcio pode ter CNPJ e ter funcionários contratados, sendo os condomínios responsáveis em realizar aportes para custear as despesas somente com a folha de pagamento.

As demais contas de condomínio não serão alteradas.

Sobre portaria, para condomínios vizinhos, poderia ser criado uma estrutura compartilhada ou caso negativo, utililizaria uma estrutura de um dos prédios como centro e uso de tecnologia para abertura de portões, comunicação, entraga de encomendas em box, uso de tags nos carros e etc.

As assembleias de cada condomínio aprovando, não vejo problemas. As responsabilidades do consórcio serão de apenas os serviços de mão de obra, não impactando na arrecadação, gás, água, energia e etc.

Foto de perfilWilder
Condômino(a)

Ilustração de um casal procurando por algo que está embaixo do sofá
Não encontrou o que procurava?
Relaxa! No Conviver sua pergunta é respondida em poucos minutos, vamos lá?
Ocorreu um erro inesperado 0 - Unknown Error