Bom dia,
Eu moro em um edifício de 10 andares em Santos-SP e a mais de um mês o vizinho começou uma obra/reforma em seu apartamento.
Acontece que, nem o síndico e muito menos o zelador sabe do que esta obra se trata. Desde o primeiro dia de obra, eles batem na mesma parede sem parar das 8h da manhã até as 5h da tarde sem pausa para almoço. Além de usar máquinas motorizadas que faz tremer o prédio.
Hoje pela manhã, perguntei ao zelador se ele saberia dizer se o proprietário informou o projeto da obra , do que se tratava e o prazo para terminar. Segundo o zelador, nada foi comunicado a ele e nem mesmo ao síndico, e que o proprietário apenas comentou (por alto) que estaria mudando as paredes de lugar, trocando todas as tomadas da parede e refazendo os conduítes.
Comentei sobre não poder mexer em paredes sem avisar e ter um engenheiro para avaliar, e o mesmo me disse que o pedreiro é muito bom e que sabe o que faz.
Bom, eu estou achando isso muito estranho. Uma reforma onde não param de bater na mesma parede (nesta mesma parede abriu um racho grande de tanto eles baterem e usarem máquinas) e onde ninguém sabe o que esta acontecendo lá. Pra mim eles estão mexendo onde não devem, na estrutura do prédio, mas não posso afirmar pois não vi. Mas em nenhuma obra demora tanto assim (quase 10h seguidas por dia) para trocar tomadas e conduítes. Sem falar que, o zelador comentou que ouviu dizer que estariam trocando as paredes de lugar o que faz mais sentido por esta demora.
Estou preocupado com o lugar onde moro e pela irresponsabilidade do proprietário, zelador e síndico diante a um assunto sério como este.
Eu não sei o que posso fazer diante a isso e como tratar de forma amigável. Mesmo porque, o vizinho não mora no o prédio. Acabou de comprar o apartamento e chegou com esta obra sem sentido e totalmente estranha. Portanto, não sei o quão instruído ele é.
Saberiam informar o que poderia ser feito neste caso ?
Desde já, obrigado.
Olá Thiago!!!
Entendo que ao comprarmos um imovel queremos deixá-lo como imaginamos e como o bolso nos permite, mas também não podemos nos esquecer que existem outros moradores que serão prejudicados enquanto esta obra perdurar.
A ART citada pelo Paulo não é obrigatoria por lei, pois trata-se da norma 16.280 insituída pela ABNT, mas se sua exigência estiver especificada em Convenção é obrigação dele apresentar para iniciar os trabalhos.
Se a apresentação dela não estiver especificada, você pode multá-lo por outros motivos:
- Perturbação ao sossego e limitando os horários em que ele pode fazer barulhos excessivos,
- Sujeira nas áreas comuns como corredores, elevador, garagem...
É importante averiguar como ele está fazendo para descartar o entulho, pois lembre-se que um dos acidentes que ocorreu no Rio de Janeiro e que motivou a norma 16.280 foi uma obra que todo o entulho foi amontoado em uma pilha que ia até o teto e que acarretou na sobrecarga da laje que não resistiu e desabou abrindo um buraco em vários apartamentos.
E é preciso averiguar a rachadura na parede, para ver se não houve nenhum abalo nas colunas estruturais do prédio, aliás, isto é algo que deve ser verificado, se ele não está quebrando nenhuma coluna ou laje.
Abraços!!!