10 pecados do síndico
Ser síndico não é missão para qualquer um. Para evitar que você erre justamente onde não deve, veja quais são os 10 "pecados"!
1. Fornecedores sem seguro de vida
Nesse caso, se o funcionário da empresa contratada falecer ou sofrer um acidente durante o trabalho no condomínio, o empreendimento deverá pagar indenização .
3. Assembleia irregular
02
Isso acontece quando a reunião não foi convocada nos moldes da convenção do condomínio, por exemplo. Qualquer decisão advinha deste encontro não terá validade jurídica.
4. Oferecer descontos aos inadimplentes
03
Esse dinheiro não é do síndico, mas da coletividade. Ele pode ter que devolver ao condomínio o que foi abatido dos inadimplentes, além de responder por má gestão.
5. Descuidar da manutenção
04
A manutenção constante nos equipamento evita acidentes. Caso alguém fique ferido ou morra, o síndico pode responder por criminalmente e ainda ter que cobrir os estragos do próprio bolso.
6. Falta de comunicação entre os moradores
03
Isso desgasta a relação com os moradores e se o síndico não se mostra acessível, dá a impressão que não sabe dialogar, é pouco democrático e transparente.
7. Não pagar encargos sociais e impostos
03
Sendo este um direito do trabalhador, seja ele do condomínio ou de uma terceirizada, a pendência pode gerar uma ação trabalhista e dívida junto a órgãos como INSS e o FGTS.
8. Obras em aprovação
03
Se o síndico aprovar uma obra (que não seja emergencial) sem a anuência da assembleia, pode ser obrigado a desfazer a reforma e a ressarcir o condomínio do próprio bolso.
9. Exposição dos inadimplentes
03
Pode gerar danos morais contra o condomínio! O síndico não pode deixar de informar quais unidades estão devendo, porém, deve fazê-lo sem constranger ninguém.
10. Destinação de fundos do condomínio
03
Diferentes fundos são pagos por diferentes pessoas. Não respeitar a finalidade de cada caixa pode levar o síndico a restituir esses valores do próprio bolso.