Saiba como agir quando o incômodo vem de fora.
Barulhos
Festas na rua, bares, casas noturnas, igrejas, postos de gasolina, grandes canteiros de obras, caminhão de lixo, ônibus ou uma caçamba sendo retirada de madrugada.
Legislação
O direito ao sossego está assegurado pela lei federal nº 3.688, que estabelece um horário de descanso. Em geral, começa às 22h e termina às 8h.
SP e RJ
O PSIU (SP) e a central de Poluição Sonora (RJ) autuam bares, restaurantes e templos religiosos. O objetivo é estabelecer um máximo de nível de ruído em vez do silêncio completo.
Obras
Devem respeitar o horário das 22h às 8h. Se persistir, ligue para a empresa e questione se há necessidade do serviço ocorrer àquela hora. Caso o ruído for muito alto, acione a polícia.
Estabelecimentos não comerciais
Casas vizinhas, postos de gasolina...Nesses casos, o ideal é tentar conversar primeiro. Se não for possível resolver o problema, acione a polícia militar.
Se a situação de barulho excessivo se tornar rotineira, o síndico ou a administradora podem iniciar um diálogo com o responsável pelo batalhão da área.
Alternativas
Pode-se pedir um reforço de atenção no local, com viaturas, por exemplo, nos dias e horários mais críticos. Outra possibilidade é conversar com a associação de moradores.
O que podem fazer?