Compliance: o que é e como pode ser aplicado em condomínio


A cultura da transparência adotada por muitas empresas pode ser instituída na gestão condominial. Saiba como.


 O que é compliance? 

É agir em conformidade com uma regra ou procedimento, ou seja, estar de acordo com as leis e os regulamentos internos e externos determinados pela empresa.

 Objetivo do compliance   no condomínio 


O compliance busca seguir o que determinam as leis vigentes e a ética do nosso país, principalmente, para proteger funcionários e fornecedores.

 Complianca x Auditoria 

 histórico passado e presente das finanças e condutas (auditoria), mas avalia diariamente os processos atuais e os que se pretende chegar no condomínio.

O compliance não analisa o


Além de proteger funcionários e fornecedores, o compliance ajuda no combate à corrupção e ao suborno - práticas que podem acontecer em condomínios.

 Práticas criminosas no   condomínio 

 Capacitação do síndico 


Por ser uma prática recente, é indicado que o gestor estude sobre compliance. Existem vários cursos que cumprem essa função para diversos tipos de administradores.


Existem softwares e aplicativos específico para quem usa algum processo de compliance. O principal é que o síndico crie um canal de comunicação para denúncia.

 Tecnologia como aliada 


Pode ser necessária para implementar o compliance no condomínio. Afinal, é fundamental conhecer e seguir cada etapa do processo.

 Contratação de   especialistas 


Pode começar como um projeto simples com conselho gestor, manual de boas práticas, canal de comunicação e, acima de tudo, a vontade do síndico unida ao engajamento das pessoas.

 Dê o 1º passo 

Para descobrir, clique no link e leia a matéria completa!

Mas como implementar o compliance no condomínio?