Síndico, zelador, arquiteto, morador e administradora... qual a responsabilidade de cada um?
Entregar ao síndico toda a documentação da reforma, contratação do profissional desejado, execução da obra, materiais utilizados, liberação de funcionários que trabalharão na obra, entre outros.
Garantir a conservação e a guarda das partes comuns. Exigir o plano e comunicado de reforma, checar documentação, contratar apoio técnico quando necessário, exigir alterações necessárias, entre outros.
Durante a pandemia, houve abuso de poder de síndicos. O seu papel é fazer as regras valerem e serem cumpridas, sem ferir o direito à propriedade ou dificultar qualquer ação.
Fornecer documentação, identificar equipes, cronograma e acompanhamento da obra, seguir regras do condomínio, responder judicialmente por erros na obra, etc.
Orientação, formulários, recolher ART ou RRT, apoio na liberação da documentação. Suporte na contratação dos profissionais, controle de acessos, orientação da equipe, entre outros.
Veio da necessidade de regulamentar reformas em edifícios e trazer mais segurança aos usuários. Sejam moradores, funcionários, visitantes e a própria edificação.
Protocolo de reformas, com boas práticas na pandemia. Comunicado de reforma em unidade, para o condômino que fará a reforma.
Comunicado de reforma, para avisar aos moradores. Cronograma de reforma de unidade. Kit do condômino. Kit do Síndico.
Com essas instruções você vai estar apto a realizar a reforma com toda a documentação e responsabilidade correta.