8 maiores riscos que o síndico corre durante a gestão
Especialistas elencam ao SindicoNet no que o síndico deve mais se atentar na admistraçao condominial. Confira:
1. Obras na unidade
A reforma dos moradores pode afetar toda a estrutura do prédio. Se o síndico não cobrar a documentação exigida para segurança, poderá ser responsabilizado em caso de acidentes
2. Não pagar encargos sociais de funcionários
01
Seja de funcionários do condomínio ou terceirizados, obrigará o condomínio a quitar esses atrasos, os quais podem chegar a somas consideráveis.
3. AVCB vencido
02
Síndico pode responder civil e criminalmente, se houver uma morte ou algo mais trágico em um incêndio. Além disso, há também o risco de não pagamento de indenização por parte da seguradora, em caso de
sinisto.
4. Administradora e síndico desonesto
03
O condomínio terá prejuízo financeiro e risco de ação judicial sobre o síndico.
5. Falta de manutenção - acidentes
04
Playground, para-raios, elevadores, vazamento de gás nas unidades, equipamentos contra incêndio...O síndico pode ser responsabilizado se comprovada negligência, imprudência ou omissão na manutenção de itens.
6. Acidentes com moradores e funcionários
04
Uma queda nas escadas por falta de sinalização pode deixar sequelas para o resto da vida. Condomínio corre risco de ações judiciais e pagamento de indenizações.
7. Uso indevido do fundo de reserva
04
Muitos síndicos utilizam deste caixa para tampar buracos da arrecadação ordinária. O gestor corre o risco de ações judiciais, dificuldade de controle financeiro, rombos nas contas e acusações de má gestão.