Manutenção, legislação e especificações.
Sindiconet
É um item extremamente importante no combate a incêndio. Elas mantêm o fogo e a fumaça longe das escadas por um determinado período, contribuindo para a evacuação segura.
As portas corta-fogo se tornaram obrigatórias em edifícios a partir de 1983. Além disso, são peças fundamentais para obter o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).
É preciso se atentar a alguns pontos sobre seu uso, como: NÃO TRANCAR as portas que compõem as rotas de fuga e NÃO OBSTRUIR com cestos de lixos, bicicletas, etc.
Outra recomendação é de NÃO CALÇAR A PORTA para deixá-la semiaberta, essa uma prática comum. Isso, colabora com o desgaste das molas, prejudicando o funcionamento da mesma.
Fique ligado no estado de conservação das portas, principalmente as molas. Sugerimos contratar, a cada 3 meses, uma empresa certificada para checar as condições, seguindo sempre a NBR 11742.
Além dos pontos anteriores, a escada de emergência deve conter os seguintes itens: corrimão contínuo, luz de emergência, sinalização fotoluminescente e extintores de incêndio.
Leia nosso artigo completo sobre recomendações de uso das portas contra-fogo!