Centralizador, democrático, empreendedor, pau para toda obra, ocupado, jurídico, millennial, inclusivo...são diversos os tipos de síndico. Saiba mais sobre cada um deles e descubra o seu perfil!
Costuma resolver os problemas sozinho, sem consultar os condôminos. Pode ser ágil, mas corre risco de desrespeitar a convenção.
Como melhorar: delegue questões à administradora e peça ajuda do conselho.
Estimula a participação dos moradores e gosta de ouvir a todos. Ganha pela transparência, mas pode tornar os processos lentos.
Como melhorar: Crie comissões de condôminos para assuntos específicos.
Negociador, está sempre tentando um desconto ou novo fornecedor. Pode focar demais em assuntos financeiros e esquecer dos demais.
Como melhorar: Lembre-se que o objetivo do condomínio não é dar lucro.
Está sempre disponível para urgências e reparos. Apesar de ser prestativo, fica perdido em meio a tantas demandas do dia a dia.
Como melhorar: Contratar serviços especializados para pequenos reparos.
Não tem tempo para questões do condomínio e, provavelmente, foi eleito por sorteio.
Como melhorar: Delegue tarefas para a administradora ou para o conselho. Em casos mais sérios, pense em renunciar.
Conhece a legislação que envolve síndicos, condôminos e inquilinos. Assim, acabam dificultando processos que seriam simples.
Como melhorar: Pequenos problemas podem ser resolvidos com acordos.
Nascidos a partir dos anos 80, têm como perfil serem mais jovens, e usarem ferramentas digitais para melhorar a gestão.
Como melhorar: Não focar apenas em tecnologias, e usar soluções offline.
Adultos, crianças, idosos, pets: todos têm lugar com esse síndico. No entanto, áreas administrativas podem ficar de lado.
Como melhorar: Conte com uma administradora para atender todas as demandas.