Organize as despesas
Primeiros passos
- No início da gestão, é importante realizar uma previsão orçamentária para os doze meses seguintes. Peça ajuda para o conselho e/ou a administradora para montar uma previsão inteligente e que não seja extremamente justa – durante o ano há reajuste nas contas de água e luz e o dissídio dos funcionários
- Mensalmente, são enviados balancetes de prestação de contas aos condôminos. É importante estudar bem a pasta quando recebê-la
- Para o síndico que acabou de se eleger, é importante um acompanhamento semanal da conta do condomínio – assim, ele se familiariza mais rapidamente com o caixa
- As maiores despesas do condomínio são a folha de pagamento e conta de água, de modo geral.
- Outras despesas regulares: honorários de administradora ou escritório de contabilidade, contratos de manutenção e conservação (principalmente de elevadores e jardim), pagamento do seguro obrigatório, material de limpeza
- Despesas eventuais: honorários advocatícios (principalmente em ações trabalhistas e contra inadimplentes) e obras.
- Em muitos condomínios há despesas desnecessárias. No entanto, fique atento para não fazer "falsas economias".
- Por exemplo: quanto aos elevadores, é muito importante ter contrato de conservação/ manutenção com uma boa empresa. Acidentes graves já aconteceram por negligência das prestadoras deste serviço. Ao mesmo tempo, o contrato pode estar orçado acima das necessidades do seu condomínio.
Primeiros passos
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