Uso correto de clausuras em condomínios
Clausura dá mais segurança aos moradores, mas deve ser usada corretamente
Entretanto, seu uso tem gerado dúvidas por parte de síndicos e moradores. O SindicoNet listou abaixo os erros mais comuns referentes ao uso da clausura:
NA GARAGEM (erros mais comuns)
- Não usar sistema de intertravamento - sistema responsável por não permitir que os dois portões abram ao mesmo tempo
- Suspender o uso da clausura em horários de pico, para melhorar o trânsito dos automóveis
- A gaiola ou clausura ser para mais de um carro
- Carros de visitante cheios – Se o condomínio permite a entrada autorizada de visitantes pela garagem, o ideal é que apenas o motorista entre pela garagem e os demais passageiros pela portaria
NA PORTARIA (erros mais comuns)
- Não querer que familiares ou visitantes esperem pela liberação da entrada
- Passar pela clausura quando há desconhecidos ali dentro (o certo é esperar a pessoa ser liberada a entrar e depois entrar ou sair por ali)
- Deixar os dois portões da clausura abertos
PARA ENTREGAS (erros mais comuns)
Portarias sem passa-volumes:
- Porteiro permitir que o entregador aguarde dentro da clausura o morador chegar. O entregador deve aguardar do lado de fora e entrar somente quando o morador entrar na clausura e fechar o portão interno. Entretanto, segundo especialistas consultados, esse ainda não é o procedimento ideal para condomínios sem passa-volumes. O ideal é evitar o contato físico com o entregador fazendo com que este deixe a encomenda dentro da clausura e saia para então o morador pegar a entrega e deixar o pagamento.
Portarias com passa-volumes:
- Morador ou porteiro ter contato físico com entregador. Se o condomínio possui passa-volumes, esse deve ser usado sempre devido à sua eficácia quanto à segurança do condomínio.
DICAS
- Os especialistas ouvidos pelo SindicoNet recomendam o uso de um passa-volumes. Com ele, a entrega é feita com o entregador fora do condomínio. O volume é passado por esse dispositivo, que ainda permite que o porteiro assine algum tipo de protocolo, por exemplo.
- Também é recomendado que haja, na clausura, um banco para que as pessoas possam esperar sentadas pela autorização da entrada. Uma parte coberta oferece abrigo para a chuva.
- Para a construção da clausura são indicados materiais fortes, como grades grossas para passar no portão. Vidro não é recomendado.
CARTAZES
Fontes consultadas: José Roberto Graiche, diretor da administradora Graiche, e Rodrigo Matias, diretor da Matias Imóveis, José Roberto Iampolsky, diretor da Paris condomínios, João Fernando Cardoso, diretor da empresa Koda e José Elias de Godoy, especialista em segurança condominial