Enacon 2023
SP: Evento atinge recorde de público em sua 19ª edição
Com recorde de público, Enacon Secovi-SP é sucesso
Realizado entre os dias 28 e 30/6, no Milenium Centro de Convenções, em São Paulo, a 19ª edição do Encontro Nacional das Administradoras de Condomínios foi sucesso de conteúdo e de público, contabilizando mais de 600 participantes, entre empresários, gestores condominiais, síndicos, entre outros profissionais do segmento, que vieram de vários estados brasileiros e de países como Estados Unidos, Espanha, Colômbia e Porto Rico.
Com uma rica programação foram realizados 15 painéis temáticos, que contaram com a participação de mais de 50 pessoas, entre palestrantes e debatedores. A abertura do evento na manhã do dia 28/6 contou com a presença de Guilherme Afif Domingos, secretário de Projetos Estratégicos do Estado de São Paulo, representando o governador Tarcísio de Freitas.
Afif Domingos falou sobre os planos de mudança da sede do governo estadual para o centro da cidade de São Paulo, destacando a importância da intervenção urbana que será realizada na região.
“O Estado de São Paulo precisa ajudar a prefeitura e cravar no Centro da cidade a marca do governo de São Paulo”, destacou, salientando a importância de o governo buscar a racionalidade administrativa.
Ele citou que o governo tem 64 imóveis, que abrigam 25 mil pessoas em 850 mil metros quadrados de área na Capital e revelou que “será criada a Esplanada das Secretarias na Praça Princesa Isabel, no bairro dos Campos Elíseos”, adiantando que os empreendimentos públicos serão administrados pela iniciativa privada.
Em sua fala, Rodrigo Luna, presidente do Secovi-SP, destacou a importância do encontro como oportunidade para networking e debate para o desenvolvimento de melhores práticas.
“Precisamos atender o consumidor cada vez mais exigente e esclarecido, que busca ter mais experiências e entrega de bons produtos”, disse, mencionando que, no Brasil, são quase 35 milhões vivendo em condomínios, o que equivale a 17% da população brasileira.
Entre 2023 e 2025, serão entregues 1.700 empreendimentos na cidade de São Paulo, resultando em mais de 28 mil condomínios, sendo que 90% dos condomínios são residenciais. “Precisamos cuidar e atender para que esse condomínio não se deprecie e que tenha uma administração eficiente para atender os moradores”, salientou Luna.
Também participaram do painel de abertura, Pedro Wähmann, presidente do Secovi Rio e coordenador da Câmara Brasileira de Comércio e Serviços Imobiliários (CBCSI) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC); José Roberto Graiche Júnior, presidente da Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo (Aabic); e Moira Toledo, vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP e presidente da Comissão Organizadora do Enacon Secovi-SP 2023.
Primeiro dia
A manhã do primeiro dia contemplou a discussão de temas jurídicos. Metaverso, tokenização e proteção de dados foram os assuntos abordados pela advogada Juliana Abrusio e o empreendedor Alexandre Frankel. As principais dúvidas jurídicas foram focalizadas, de forma objetiva e didática, pelos advogados Jaques Bushatsky, João Paulo Rossi Paschoal e Anna Lyvia Ribeiro, sob a moderação do advogado Luiz Ribeiro.
No primeiro painel do período da tarde, a vice-presidente Moira de Toledo falou sobre a importância do Enacon Secovi-SP e convidou Cassia Ximenes, presidente do Secovi-MG, para contar sobre a realização do Congresso Nacional do Mercado Imobiliário (Conami) no segundo semente.
Em seguida, Cássia permaneceu no palco para convidar o palestrante internacional Pepe Gutierrez, CEO da Megafinca, que apresentou várias plataformas e ferramentas ligadas à inteligência artificial e outras tecnologias, que estão a serviço da vida condominial.
Outra plataforma importante, que foi focalizada no evento, foi a de locação de curta temporada. O advogado Marcelo Terra, consultor do Airbnb, fez uma apresentação detalhada sobre a legalidade da locação de curta temporada, destacando a importância do papel do condomínio neste processo.
Visual Law é um recurso que reúne design, direito e tecnologia para simplificar a transmissão de ideias, com apoio de recursos visuais e imagens. O advogado André Abelha, presidente do Ibradim, mostrou com vários exemplos, que é possível tornar documentos como atas e convocações de assembleias mais interessantes com a utilização deste recurso.
Em seguida, a jornalista e síndica Catarina Anderaos, editora-chefe digital do Sindiconet (media partner do evento), também mostrou várias ferramentas que podem ser usadas pelos síndicos como infográficos, vídeos, entre outros.
Fonte: Secovi-SP