Artigos e opiniões

5 maiores erros do síndico ao assumir o condomínio

Colunista aborda questões de ordem financeira, conservação do patrimônio e desenvolvimento profissional do síndico

03/07/24 04:45 - Atualizado há 64 dias
Homem branco de barba vestido de camisa branca e blaser escuro com mão na cabeça com expressão de preocupação em mesa de madeira com caderno e caneta
Atenção especial a alguns pontos é crucial para todo síndico iniciante começar bem a gestão
iStock

Confira neste meu artigo, os 5 maiores erros que você pode cometer quando se torna síndico no seu condomínio. Destaquei os seguintes pontos:

• Não se atentar a previsão orçamentária vigente;
  • Não ler a convenção e o regimento interno completos;
  • Ignorar a necessidade de estudar e se aprofundar sobre o mundo condominial;
  • Não se atentar aos equipamentos que exigem manutenção obrigatória pelas normativas;
  • Não se organizar para responder as demandas e demorar para resolver os problemas que surgem no dia a dia.

1) Não se atentar à previsão orçamentária vigente

Não observar a previsão orçamentária vigente é arriscado para a gestão condominial. O orçamento é crucial para a saúde financeira do condomínio, determinando recursos para despesas e investimentos.

Ignorá-lo pode levar a déficits, aumento de taxas e problemas legais. Seguir o orçamento é obrigatório por lei, e extrapolar sem aprovação pode resultar em processos judiciais.

Convocar uma assembleia para alterações no orçamento garante transparência e participação dos condôminos, evitando conflitos.

2) Não ler a convenção e o regimento interno completos

Todo síndico precisa ler a convenção e o regimento interno completos, pois ele precisa ter pleno conhecimento do que é permitido e do que não é no condomínio. A convenção e o regimento interno estabelecem as regras, direitos e deveres dos condôminos, além de definir os procedimentos administrativos e as normas de convivência no local.

Ao não aplicar adequadamente a convenção e o regimento interno, você síndico pode gerar conflitos entre os moradores e comprometer a harmonia do condomínio. Além disso, essa negligência pode resultar em implicações legais, uma vez que a não aplicação das normas estabelecidas no código civil é considerada um erro grave.

Portanto, é fundamental que você síndico esteja familiarizado com a convenção e o regimento interno do condomínio, garantindo assim uma gestão transparente, eficiente e em conformidade com a legislação vigente.

3) Não se desenvolver e estudar para atuar como síndico

Você já parou para analisar o quanto você pode responder pelos erros cometidos durante a sua gestão?

Não se desenvolver e estudar para atuar como síndico é arriscado e pode acarretar em diversos problemas. A falta de conhecimento e de habilidades adequadas pode levar a decisões equivocadas e erros na gestão do condomínio, resultando em insatisfação dos condôminos, conflitos e até mesmo processos legais.

É essencial que você síndico esteja constantemente atualizado sobre questões legais, administrativas e de convivência condominial para tomar decisões assertivas e garantir uma gestão eficiente e harmoniosa. Ignorar a necessidade de desenvolvimento e estudo pode colocar em risco a sua reputação e a estabilidade, além de causar impactos negativos no bem-estar e na segurança dos moradores.

Portanto, é fundamental que você, como síndico, esteja consciente da importância de se manter em constante aprendizado e aprimoramento para exercer suas funções de forma eficaz e responsável.

4) Não se atentar às manutenção obrigatórias no condomínio

Você sabia que os condomínios são regidos por diversas Normas Regulamentadoras, e que até o ar-condicionado precisa de laudo anual de manutenção? Pois é! Tem muito síndico que quer fazer mágica para baixar a taxa de condomínio e se aproveitar dessa "façanha" para continuar tendo o apoio dos moradores às custas de deixar de lado manutenções muitas vezes obrigatórias.

Há também o síndico que caiu de paraquedas e não se esforçou para entender sobre o assunto, deixando-se levar pela vida. Não existe mágica. Usar a velha desculpa de que não sabia que precisava fazer a manutenção não vai te isentar de um belo processo civil ou criminal, dependendo da gravidade da manutenção que foi negligenciada.

Além disso, garantir a segurança, o conforto e o bom funcionamento do condomínio é fundamental. Não realizar as manutenções exigidas pelas NRs em condomínios pode acarretar diversos perigos, tanto para os moradores quanto para os trabalhadores envolvidos.

Isso inclui riscos de acidentes, deterioração das instalações, comprometimento da segurança estrutural do prédio e até mesmo problemas de saúde devido à falta de higiene e condições inadequadas de moradia e trabalho.

Por isso, reserve um tempo para ler as NRs que são aplicáveis aos condomínios e evite problemas legais e financeiros no futuro!

5) Cuidado com a falta de organização para responder as demandas do condomínio

Quando você se torna síndico, assume uma nova e grande responsabilidade cuidando diretamente do lar de muitas famílias.

Sem organizar a forma de atendimento, você se vê constantemente respondendo a mensagens aleatórias, desviando a atenção do que realmente importa, além de ter que conciliar suas responsabilidades no trabalho e na vida pessoal, especialmente se for um síndico morador.

Os problemas nos condomínios são quase diários e, quando percebe, eles se acumulam em uma bola de neve, juntamente com diversas manutenções obrigatórias atrasadas. Portanto, a organização se torna essencial para equilibrar todas as demandas e ainda atender às necessidades dos moradores.

(*) Sindica Profissional, Mentora e Consultora de Gestão Condominial Organizada. É a Síndica Organizada, perfil no Instagram @sindicaorganizada.