5W2H: Método para organização de projetos do condomínio
A gestão de condomínios está mais complexa, exigindo maior preparo do síndico. Ferramentas de gestão usadas em grandes empresas, como o 5W2H, são diferenciais
Com o crescimento do seguimento condominial, a gestão de condomínios está cada vez mais complexa , sendo primordial a qualificação continua para alcançar a excelência desejada. Novos métodos, como o 5W2H, são diferenciais.
A gestão de condominial conglomera metas, estudo, foco, planejamento, execução e resultados. Esses cinco requisitos são básicos e vai se adequando de acordo com o perfil e a complexidade de cada condomínio.
Sendo assim, como o síndico é o representante legal do condomínio, cabe a ele a decisão, bem como não cometer erros e poder realizar uma boa gestão e atingir as metas planejadas.
É extremamente importante que este profissional conheça algumas ferramentas da área administrativa, utilizada no gerenciamento de grandes empresas.
O método 5W2H como ferramenta do síndico
Vou lhe apresentar o método 5W2H, uma ferramenta administrativa poderosa para acrescentar mais produtividade com otimização de tempo e recursos investidos.
O gestor condominial pode utilizar esta ferramenta no dia a dia do condomínio para controlar todos os processos administrativos e operacionais.
Com esta ferramenta, o gestor condominial realiza os planejamentos com maior precisão, reduzindo os problemas inesperados de forma muito simples.
Veja como você poderá colocar o 5W2H em prática no dia a dia do seu condomínio!
O que é o método 5W2H?
De forma resumida a sua sigla remete a 7 ações (5 Ws e 2 Hs), cada uma delas respondendo a alguma pergunta, conforme esquema abaixo:
- What (O quê?): Descreva o que será feito
- Why (Por quê): Descreva o motivo da ação e justifique a necessidade do plano de ação naquele momento
- Where (Onde?): Descreva onde o projeto será realizado e/ou implementado
- When (Quando?): Descreva os prazos de início e término previstos
- Who (Por quem?): Descreva quais profissionais ou equipes estarão envolvidos na execução
- How (Como?): Descreva detalhadamente como o projeto será desenvolvido
- How much (Quanto?): Descreva os custos estimados para a execução das atividades previstas.
Método 5W2H aplicado na prática em um projeto condominial
- What (O quê?): Reforma da fachada do prédio
- Why (Por quê): Por meio de perícia técnica foi constatado que as pastilhas estão se desprendendo, gerando risco de segurança aos pedestres e para cumprimento de exigência legal
- Where (Onde?): As obras serão realizadas nos blocos 1 e 2
- When (Quando?): Iniciando dia 21/11/2022, com término previsto para 10/02/2023
- Who (Por quem?): Será executada pela empresa xxx
- How (Como?): Será realizado e gerenciado por engenheiro funcionário da empresa, iniciando no bloco 1 e posteriormente bloco 2.
- How much (Quanto?): Custos estimados R$ 0000,000.
Trata-se de um checklist de ações a serem realizadas para que todos saibam de forma precisa o seu escopo no planejamento de ações para execução de um projeto condominial.
Para dar certo, é preciso que os questionamentos sejam respondidos de forma bem objetiva. O que se busca é delegar uma ação, controle na execução, prazos e a mão de obra necessária para colocar o plano em prática.
Como o método é muito bem detalhado, os moradores vão ficar satisfeitos, o que vai gerar muito mais transparência e confiança.
Para finalizar, importante mencionar que o diferencial para o sucesso do método 5W2H é a força de vontade. E, para que você se inspire a colocar em prática tudo o que foi visto ao longo deste artigo, aproveite para conhecer outras ferramentas como Matriz RACI e SLA.
(*) Leandro Souza é advogado, pedagogo e administrador, que atua no segmento condominial e imobiliário no estado do Rio de Janeiro há mais de 15 anos.