Ação cidadã no RJ
Pedras do Jardim de Alah serão repostas por prédio
Condomínio que usou pedras portuguesas furtadas do Jardim de Alah devolve material para reposição
Pedreiro que se ofereceu para tapar buracos em frente a prédio disse que só precisava de areia e cimento e que as pedras ele já tinha
Menos de um mês após a iniciativa de um morador de Ipanema, que agiu como um detetive, descobrir que um ladrão de pedras portuguesas do calçamento do Jardim de Alah usou-as para tapar buracos da calçada de um prédio da Rua Nascimento Silva, o marido da síndica do condomínio comprou material para reposição do prejuízo causado ao bem tombado em 2001.
O economista aposentado Ary Coutinho, de 69 anos, disse ter se sentido melhor ao reparar um erro do pedreiro que, segundo ele, o enganou dizendo que o condomínio não precisaria se preocupar com pedras portuguesas porque ele já as tinha.
A compra do material foi motivada pela visita feita por uma integrante do grupo Amigos do Jardim de Alah. Na semana passada, ela foi até o condomínio para conversar com a síndica. Como ela está acamada, com chikungunya, seu marido, Ary Coutinho interveio.
"Disse a ela que estava agindo como uma grande cidadã. Procurando a gente para resolver um problema que o pedreiro criou. Se ele dissesse que precisava das pedras com certeza teríamos comprado. No fim de semana passado, a mulher esteve aqui de carro e levou dois sacos de pedras portuguesas, cinco de areia e um, de cinco kg, de cimento. Tudo nos custou R$ 89", contou Coutinho, demonstrando alívio. "No dia que soube o que o pedreiro fez, fiquei refletindo se eu tinha culpa também. Mas fiquei tranquilo porque perguntei a ele do que precisava. Estamos fazendo a nossa parte agora.
As pedras serão repostas no calçamento do Jardim de Alah no dia 8 de junho, um sábado, em comemoração ao Dia da Cidadania, no dia 5, que cairá no meio da semana, uma quarta-feira. Várias ações estão previstas para acontecerem na Praça Grécia, uma as que compõem o Jardim de Alah. Elas estão a apresentação da história do jardim, às 10h; plantio de mudas, às 10h30m; teatro de roda às 11h35m; limpeza e tapa buracos e limpeza placas de cimento.
No grupo criado no WhatsApp pelos protetores do Jardim de Alah houve comemoração. "Viva a cidadania! Juntos somos fortes. Parabéns (nome do morador que seguiu o ladrão) pela coragem e disponibilidade para o flagra".
Fonte: oglobo.globo.com