O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Convivência

Acessibilidade para todos

Condomínio deve apresentar área comum acessível para todos

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013
WhatsApp
LinkedIn

 Prédios precisam garantir acessibilidade em área comum

Condomínio na Zona Sul fez reformas após reclamações de um morador.
 

 

 

A vida em condomínio nem sempre é fácil. Entre os problemas, o síndico precisa resolver a inadimplência, barulho, sujeira e brigas entre vizinhos. Entretanto, outro assunto também precisa ser discutido: a acessibilidade. O quadro “Meu condomínio tem solução”, do SPTV, mostrou nesta quarta-feira (11) como é a vida de quem tem dificuldade de locomoção em prédios de São Paulo. Adaptar um prédio envolve custos, medidas adequadas e colaboração, tanto dos vizinhos como dos funcionários.
 
A pessoa com deficiência tem todo direito de usar a área comum do prédio como a piscina, o salão de festas. O problema é que, quase sempre, esses locais não são adaptados. Por isso, os deficientes acabam ficando praticamente presos dentro de casa e, quando arriscam sair, correm o risco de um acidente.
 
Acessibilidade é facilitar a circulação de pessoas com algum tipo de dificuldade de locomoção, como subir estas escadas. A conscientização tem aumentado aos poucos e os síndicos podem e devem buscar a adaptação dos condomínios. Na Vila Mascote, Zona Sul, o prédio mudou de cara há sete anos, depois da reclamação de um morador com deficiência.
 
O síndico nem chegou a fazer assembleia e foi direto para o rateio - R$ 9 mil. Primeiro abriu caminho para os cadeirantes com rampas na entrada principal. No banheiro, a largura das portas é que aumentou. Até quem não precisa por enquanto, comemora, como a turma da terceira idade.
 
Em outro condomínio, em Cerqueira César, região central, o cadeirante Roberto Belleza só consegue sair ou chegar em casa pela rampa da garagem do prédio, sempre com a ajuda do enfermeiro.
 
Além dessa barreira, um dos elevadores tem um degrau de seis centímetros, outro uma pequena rampa. A cadeira também não entra no elevador. Nada ainda foi feito e, segundo o síndico, José Carlos, o problema está na cidade do prédio que tem 35 anos. Por isso, é preciso fazer algumas manutenções emergenciais.
 
Entretanto, o síndico garante que a próxima obra é de acessibilidade. Deve custar R$ 80 mil e precisa ser aprovada em assembleia.
 

Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/05/predios-precisam-garantir-acessibilidade-em-area-comum.html

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet