Despesas condominiais variam acima do Índice Geral de Preços do Mercado (IGPM)
De acordo com o último Índice Periódico de Variação de Custos Condominiais (IPEVECON) relativo ao mês de agosto de 2013, produzido pela Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo (AABIC), é possível notar estabilidade já aguardada para o período, apresentando variação de 0,27%, tendo o IGPM variado 0,15% no mesmo período.
“Com este resultado, a variação acumulada das despesas condominiais nos últimos doze meses é de 7,43%, distante da variação do IGPM no mesmo período, de 3,85%”, explicou Anauate. De acordo com o diretor, em setembro o IPEVECON deve apresentar viés de pequena alta, devido ao aumento de tarifas da Sabesp.
Já ao analisar o Índice Periódico de Mora e Inadimplência Condominial (IPEMIC), também produzido pela Associação, a inadimplência no setor no último mês de agosto, com base em junho (não pagamento do 31º ao 90º dia após o vencimento), teve uma leve queda se comparada ao mesmo período em 2012.
“O valor atingiu 2,99%, refletindo uma redução de -0,12% em pontos percentuais, em relação a junho de 2012 (3,24%)”, detalhou o diretor de Condomínio da AABIC, Omar Anauate. Em paralelo, o índice de mora no pagamento de cotas condominiais (atraso ate o 30º dia) alcançou 6,79% que, em comparação ao mesmo período do ano anterior (7,74%), representou queda de -0,95%, em pontos percentuais.
Matérias recomendadas