O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Manutenção

Surto de virose

7 medidas práticas para prevenir contaminações no condomínio

segunda-feira, 13 de janeiro de 2025
WhatsApp
LinkedIn

Check-list: 7 ações para os condomínios contribuírem no combate ao surto de virose

Superlógica traz orientações para proteger a saúde coletiva nas moradias, entre medidas de limpeza, conscientização de condôminos e cuidados nas áreas comuns

Além de sol, calor e diversão, as férias de janeiro também podem trazer uma visita nada desejada: a das viroses. Para minimizar os danos que elas podem causar nesse período de descanso e lazer, os condomínios devem tomar algumas medidas de prevenção para proteger moradores e visitantes.

“São iniciativas simples, práticas e sem grandes custos, que além de protegerem os condôminos, ajudam a reduzir a sobrecarga nos sistemas de saúde locais”, afirma André Baldini, diretor de Negócios da Superlógica, que é líder em soluções tecnológicas e financeiras para os mercados condominial e imobiliário no Brasil.

O especialista apresenta 7 ações práticas para os condomínios se precaverem contra as viroses:

  1. Limpeza das áreas comuns. É recomendado reforçar a limpeza das áreas comuns com produtos que sejam desinfetantes contra vírus e bactérias; atenção especial a superfícies de alto contato, como corrimãos, botões de elevador e maçanetas. Disponibilize também álcool em gel em pontos estratégicos, caso de áreas de maior fluxo de pessoas e salões de festas. 
  2. Higienização das piscinas. Mantenha os níveis de cloro adequados e realize regularmente testes da qualidade da água: o uso da piscina pode ser fonte de contágio se o local não estiver adequadamente higienizado. Pessoas com sintomas devem ser orientadas a evitar a utilização do equipamento.
  3. Manutenção das caixas-d’água do condomínio. Verifique se estão tampadas e se a limpeza está em dia. A água pode ser um meio de proliferação de contaminações. 
  4. Atenção ao descarte regular e adequado de resíduos. Evite o acúmulo de lixo, assegurando a regularidade da coleta. É preciso ter cuidado principalmente com o descarte de materiais potencialmente contaminados como lenços e máscaras.
  5. Uso responsável das áreas comuns. É prudente evitar aglomerações no condomínio neste período em que as viroses são mais frequentes. Se possível, estabeleça regras temporárias para limitar o número de pessoas presentes em eventos nas áreas comuns.
  6. Conscientização dos moradores. Informação também é fundamental como prevenção. Moradores com sintomas devem ser incentivados a isolar-se e buscar orientação médica; boletins oficiais da vigilância sanitária, da prefeitura e de órgãos de saúde precisam ser espalhados entre os condôminos. Vale ainda reforçar a importância de lavar sempre as mãos e consumir alimentos dentro do prazo de validade e água filtrada ou fervida.
  7. Rede de apoio aos condôminos infectados. O síndico pode organizar um grupo de apoio para entregar medicamentos e mesmo alimentos para moradores que estiverem recolhidos por conta de viroses. 

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet