Administração
Quem mora em condomínio deve ficar atento à administração
Quem reside em um imóvel localizado dentro de um condomínio deve dobrar a atenção quanto à administradora.
Cuidados
Informações
- Conhecer o capital social da empresa: trata-se da quantidade pública e registrada de dinheiro pela qual os sócios se responsabilizam no caso de haver qualquer problema com a saúde financeira da empresa. Na administração de condomínios isso não é regulado. Para os bancos, a determinação do Banco Central é que possuam um capital social equivalente a 10% do montante administrado.
- Indicação: solicite uma lista de condomínios administrados pela empresa. Converse com os síndicos e verifique qual a avaliação que eles fazem sobre a administradora.
- Contrato: preste atenção com aviso prévio maior do que 30 dias e prazo inicial de vigência maior do que 12 meses.
- Honorários: se a empresa cobra um valor muito abaixo da média do mercado, não terá receita para desempenhar um serviço de qualidade, dentro das obrigações legais. Os resultados poderão ser serviços mal executados ou cobranças extras não previstas em contrato.
- Conheça a gestão de departamento pessoal: procure identificar como é feita a gestão de pessoal, quantas pessoas trabalham na área administradora, que software é utilizado, que rotinas são manuais e quais são os processos garantidores.
- Nunca assine uma procuração para a administradora realizar a movimentação financeira: esta procuração permite que a empresa movimente receitas do condomínio como bem entender, que faça empréstimos em nome do condomínio, entre outras coisas que podem comprometer a saúde financeira do prédio e o patrimônio dos condôminos.
Fonte: http://www.economia.uol.com.br