Criança é socorrida após afogamento em piscina de condomínio
Menino de quatro anos brincava na piscina quando teria se afogado. Corpo de Bombeiros foi chamado e prestou atendimento ainda no local.
Um menino de 4 anos foi internado no domingo (6) após ser resgatado da piscina do condomínio onde mora, na região norte de São José do Rio Preto (SP). Este foi o segundo caso de afogamento em piscina registrado no final de semana em Rio Preto, em que as crianças foram salvas devido aos primeiros atendimentos prestados.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o menino foi retirado da piscina pelos pais e moradores e, em seguida, a corporação foi acionada. Ao chegar no local, os bombeiros prestaram os primeiros atendimentos e levaram a criança para o Hospital da Criança e Maternidade (HCM). Segundo a assessoria de imprensa do hospital, ele deve receber alta nesta segunda-feira (7).
No sábado (5), uma menina de dois anos também se afogou na piscina da casa onde mora no distrito de Talhado, em Rio Preto. O caso só não foi mais grave porque o pai conseguiu resgatá-la e prestar os primeiros socorros.
O Corpo de Bombeiros chama de 'minutos de ouro' os primeiros minutos de atendimento ao afogado. Como protocolo, a corporação orienta a retirar a criança ou pessoa da piscina (rio, lago, mar...) o mais rápido possível, verificar a respiração, posicionar a criança (ou adulto) em um ângulo de 45º no antebraço com a barriga para baixo e fazer compressões nas costas para a água que tiver sido engolida sair. Segundo os bombeiros, a prevenção sempre é prioridade, mas em caso de acidentes é fundamental agir com rapidez.
Fonte: http://g1.globo.com/
Matérias recomendadas