Condomínios têm ‘agenda’ de tarefas a cumprir durante o ano
A rotina de administrar condomínios inclui algumas tarefas que se repetem ano a ano, mas que são fundamentais para o bom funcionamento do empreendimento. As demandas são sazonais, como entrega de documentos, detetização e realização de assembléias, entre outras.
Líder em administração de condomínios no Estado de São Paulo, a Lello organizou uma sugestão de calendário para a execução das demandas, indicando o melhor mês para realizá-las, com organização e antecedência necessárias.
Em março, por exemplo, os condomínios devem entregar a DIRF (Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte) e RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) de todos os funcionários.
“Mas o trabalho deve começar no final do ano anterior, para não atrasar a entrega da documentação e evitar problemas”, alerta Márcia Romão, gerente de Relacionamento com o Cliente da Lello Condomínios.
Já no mês de abril é recomendável que os condomínios contratem serviços de inspeção predial, que deve ser realizada, preferencialmente, uma vez ao ano para avaliar itens relacionados à infra-estrutura do prédio. O trabalho deve ser feito antes do período de obras, por equipe especializada em engenharia. Em abril também ser providenciada uma das duas dedetizações e desratizações anuais recomendáveis para condomínios.
O mês de maio, após encerrada a época de chuvas, é um período propício para a realização de obras como reparos, impermeablização, pinturas e restauração de fissuras. Já em junho a administradora orienta que os síndicos encaminhem funcionários para cursos de capacitação, especialmente em segurança, visando preparar o condomínio para o período de férias, quando muitos apartamentos ficam vazios e o risco de arrastões aumenta. Também em junho é recomendável planejar as atividades para as crianças que permanecerão no condomínio em julho, mês de férias escolares.
Em julho é fundamental reforçar as medidas de segurança, alertando moradores e funcionários. Já agosto é o último mês para a dispensa de funcionários em condomínios de São Paulo, com aviso prévio em setembro, já que em outubro, mês de dissídio dos trabalhadores, não é possível demiti-los. Também em agosto é recomendável aproveitar o tempo ainda frio para realizar a manutenção anual da piscina, pouco ou quase nada usada neste período.
Setembro, mês de início da primavera, é mês para trabalhar as áreas verdes do condomínio, com cuidados mais intensos com a jardinagem. Em outubro o condomínio deve providenciar nova dedetização e desratização, além de limpeza da caixa d’água, para que a água do prédio esteja com boas condições no verão.
Já em novembro é importante providenciar a manutenção dos pára-raios do condomínio, pela proximidade da época de chuvas, além de planejar a decoração de Natal. Por fim, em dezembro, o condomínio deve planejar as férias dos funcionários no ano seguinte, para saber quem irá folgar em qual data, realizar nova campanha de segurança por conta das férias de janeiro e encaminhar aos condôminos o boleto da cota condominial de janeiro, para que os moradores possam programar seu pagamento antes do período de férias.
Matérias recomendadas