Aluguel por temporada
Airbnb lança tecnologia para coibir festas não autorizadas
Airbnb lança tecnologia no Brasil para ajudar a coibir festas não autorizadas
Tecnologia é parte das ferramentas e processos da plataforma para reforçar segurança
O Airbnb anuncia o lançamento de uma tecnologia avançada de análise de reservas no Brasil que pretende ajudar a reduzir o risco de festas não autorizadas em acomodações na plataforma por meio de medidas para identificar possíveis reservas de alto risco e impedir que elas sejam realizadas.
A segurança e o bem-estar de todos são prioridade para o Airbnb e a plataforma trabalha constantemente para reforçar a confiança e a segurança de anfitriões, hóspedes e comunidades, estimulando também boas práticas para convivência em condomínios. Com a tecnologia de análise de reservas, o Airbnb busca identificar possíveis reservas de alto risco e impedi-las de serem realizadas, proporcionando maior segurança, inclusive em condomínios.
A tecnologia analisa fatores relacionados à conta do hóspede e a sua reserva que podem indicar um risco alto, incluindo a duração da viagem, a distância da residência do hóspede até a acomodação, se a reserva é em um final de semana ou dia da semana, entre outras considerações. A ativação da tecnologia no Brasil segue a política de proibição de festas, que, desde a implementação, já resultou em uma queda de 55% nos relatos de festas em dois anos após sua implementação global em agosto de 2020.
Este sistema deverá ter um impacto positivo para a comunidade do Airbnb no Brasil e apoiar a meta de reduzir o risco de incidentes de segurança e danos às propriedades anunciadas na plataforma. O lançamento da nova tecnologia faz parte do trabalho contínuo do Aibnb para, através de diversas ferramentas e recursos, garantir o bom convívio entre hóspedes, anfitriões e a comunidade, incluindo condomínios. Entre as medidas já tomadas pela plataforma estão:
- Política global de proibição de festas, anunciada em 2022. O Airbnb intensifica medidas em determinadas épocas do ano que podem atrair maior risco para festas não autorizadas, como a véspera de Ano Novo.
- Verificação de identidade: Usuários devem inserir no sistema uma foto do documento de identidade antes que os processos de reserva ou de publicação de um anúncio sejam concluídos. Em seguida, a plataforma busca verificar se a pessoa que adicionou o documento de identificação é quem ela diz ser. Recentemente, o Airbnb informou a expansão da verificação de identidade para todos os hóspedes que viajam para os 35 principais países e regiões onde o Airbnb está disponível, incluindo o Brasil, onde o processo já estava ativo e continua válido.
- Sistema de avaliações e comentários: antes de aceitar um pedido de reserva, os anfitriões podem acessar os comentários e as avaliações deixadas por outros anfitriões sobre os hóspedes. Do mesmo modo, as avaliações e os comentários sobre os anfitriões podem ser consultados pelos hóspedes na plataforma.
- Canal de Apoio ao Vizinho, para que a comunidade em geral possa relatar de forma ainda mais fácil e rápida eventuais incidentes em reservas nas proximidades, como festas e eventos.
- Linha de Atendimento Urgente, recurso que permite, por meio do aplicativo do Airbnb, acesso direto a uma equipe de segurança treinada, tanto para anfitriões quanto para hóspedes, em meio a crises ou situações de emergência durante estadias ativas.
- Dicas para anfitriões sobre como evitar festas em suas propriedades.
Além disso, para esclarecer eventuais dúvidas que possam existir sobre o aluguel por temporada realizado via plataforma digital em condomínios, os direitos e deveres dos proprietários de imóveis, o Airbnb desenvolveu uma página dedicada ao tema Aluguel por Temporada em Condomínios, como parte do trabalho contínuo de educação da comunidade de anfitriões.
*Conteúdos produzidos pelo Airbnb para síndicos e condôminos sobre o uso da plataforma em condomínios residenciais, com objetivo de esclarecer dúvidas e trazer informações importantes sobre uma forma transparente para todos.