O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Administração

Aluguel de cobertura

Com esse ganho extra, condomínios podem efetuar melhorias

terça-feira, 19 de junho de 2012
WhatsApp
LinkedIn

 Prédios alugam coberturas para operadoras de celular

Obras de melhorias em edifícios são feitas com orçamento extra.
 
 
Quem mora na Grande São Paulo já se acostumou a ver antenas enormes no alto dos prédios. Geralmente elas emitem sinais de celular, mas também podem ser usadas por emissoras de rádios e TVs. O aluguel desse espaço nas alturas rende um bom dinheiro para os condomínios. É um caixa extra, que alivia o bolso dos moradores. Contudo, nem todo mundo quer ter uma antena tão perto assim.
 
Em um prédio no bairro Santa Cecília, na região central de São Paulo, o teto da casa das máquinas é disputado. Duas empresas de telecomunicações pagam aluguel para deixar as antenas funcionando. O primeiro contrato de locação foi fechado há 12 anos.
 
O dinheiro obtido com o aluguel do espaço foi usado para reformar o piso do jardim, da quadra e da área de lazer. Os moradores não precisaram desembolsar nenhum centavo para pagar os R$ 300 mil da obra. A reforma foi bancada apenas com o dinheiro do aluguel do topo do edifício. Hoje, o condomínio recebe quase R$ 10 mil por mês de aluguel. A troca do maquinário dos elevadores também foi paga com esse dinheiro. O objetivo agora é reformar as cabines.
 
O primeiro passo para instalar antenas de celulares e de rádio e TV em prédios é que o aluguel seja aprovado em assembleia geral extraodinária do condomínio. Em seguida é preciso fazer um laudo técnico que ateste que a laje tem capacidade para sustentar o equipamento que pode pesar até duas toneladas, e também outro laudo garantindo que o nível de radiação emitido não vai interferir em equipamentos de hospitais da região. Os documentos devem ser enviados para a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e para a Prefeitura.
 
Os moradores do condomínio acharam ótimo o dinheiro extra em caixa, mas em vários prédios a antena não é bem-vinda. A física Emico Okuno conta que as pessoas têm medo de que as ondas eletromagnéticas possam causar problemas de saúde.
 
“Não há nada conclusivo e não é preciso ficar neurótico porque a intensidade em geral não é muito alta.”
 

Fonte: http://g1.globo.com/

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet