O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Obrigações

Aluguel e IR

Não declarar despesa rende multa e até prisão

sexta-feira, 24 de março de 2023
WhatsApp
LinkedIn

Omitir aluguel no IR pode render multa de R$ 5.000 e levar à prisão

Especialista alerta para a necessidade de locador e inquilino declararem os mesmos valores para não serem mordidos pelo leão

Os contribuintes brasileiros que moram de aluguel ou possuem imóveis locados devem prestar muita atenção na hora de acertar as contas com o leão. A omissão dos pagamentos no Imposto de Renda pode resultar em uma forte dor de cabeça.

“Se não declarar o aluguel ou qualquer outra despesa, o contribuinte corre o risco de receber uma multa de até R$ 5.000 e pode ser presa”, afirma o coordenador do curso de ciências contábeis da UNICID (Universidade Cidade de São Paulo), Wagner Pagliato.

De acordo com Pagliato, locador e inquilino devem ter ainda atenção redobrada quando o aluguel pago é recebido por uma imobiliária.

Ele explica que nesses casos a imobiliária é obrigada a informar para a Receita o valor total do aluguel e quando embolsou de comissão. Com isso, caberá ao Fisco cruzar as informações declaradas por todas as partes.

“Quem pagou o aluguel informa o valor total pago. Já quem recebeu o aluguel, lista o valor do pagamento menos a comissão paga à imobiliária”, orienta Pagliato.

Fonte: www.noticias.r7.com

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet