Aluguel por temporada
Airbnb incentiva boas práticas para convivência em condomínios
Airbnb incentiva boas práticas para convivência em condomínios
Plataforma acredita em processos e diálogo para promover a boa convivência entre anfitriões, hóspedes, condomínios e a comunidade em geral
O bem-estar de anfitriões, hóspedes e da comunidade em geral é uma prioridade para o Airbnb.
A plataforma incentiva anfitriões a manter uma boa relação com a administradora e o síndico dos condomínios e a também seguir as normas de boa vizinhança com objetivo de evitar situações que possam prejudicar o sossego, a saúde e a segurança dos demais moradores.
O Airbnb acredita que o diálogo é o melhor caminho para todos. A plataforma trabalha constantemente na comunicação aos anfitriões sobre boas práticas para estadias responsáveis e sugere que eles também as compartilhem com os hóspedes.
Nesse contexto, e para esclarecer eventuais dúvidas que possam existir sobre o aluguel por temporada via plataforma digital em condomínios, o Airbnb desenvolveu uma página dedicada ao tema: Aluguel por Temporada em Condomínios.
Além de apresentar diversas ferramentas e processos oferecidos pela plataforma para promover a boa convivência com os vizinhos, a página traz um Guia Especial para Síndicos e Administradores, que pode ser baixado em PDF e compartilhado com os moradores.
Entre as boas práticas recomendadas aos anfitriões estão:
- deixar na acomodação uma cópia impressa das regras de uso do imóvel e regras do condomínio;
- manter sempre atualizadas as “Regras da Casa” na plataforma;
- fornecer ao condomínio a lista de hóspedes;
- solicitar que hóspedes e visitantes apresentem o documento de identidade para controle de acesso;
- informar a placa do veículo para estacionamento e determinar horários de check-in de acordo com possíveis restrições da portaria.
Esses e outros critérios previamente alinhados com o condomínio podem ser incluídos no anúncio da acomodação na plataforma.
Além disso, o Airbnb possui ferramentas que contribuem para estadias positivas para os usuários e a vizinhança. Em 2021, a plataforma lançou o Canal de Apoio ao Vizinho, uma ferramenta para que a comunidade em geral possa relatar de forma ainda mais fácil e rápida eventuais incidentes em reservas nas proximidades, como festas e eventos.
Com a atualização, a vizinhança passou a ter um canal de acesso direto com o Airbnb, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Basta acessar a página airbnb.com.br/vizinho e detalhar o caso por escrito ou solicitar o apoio de um representante especializado por telefone.
Outros recursos incluem a Linha de Atendimento Urgente, que permite, por meio do aplicativo do Airbnb, acesso direto a uma equipe de segurança treinada, tanto para anfitriões quanto para hóspedes, em meio a crises ou situações de emergência durante estadias ativas; e o Sistema de Avaliações e Comentários, através do qual anfitriões podem acessar os comentários e as avaliações deixadas por outros anfitriões sobre os hóspedes antes de aceitar um pedido de reserva.
Para reforçar o compromisso com a segurança, a saúde e o bem-estar da comunidade, o Airbnb proibiu globalmente, em 2020, festas e eventos de qualquer natureza em espaços disponíveis na plataforma.
Desde a implementação da política, houve uma queda de 44% na taxa de denúncias sobre perturbações em todo o mundo. A proibição de festas e eventos, que começou como uma medida de saúde pública para contribuir com a contenção do coronavírus, ganhou ainda mais importância e, em junho de 2022, se tornou permanente, como mais uma medida de respeito com a comunidade onde as acomodações anunciadas no Airbnb estão inseridas.
*Conteúdos produzidos pelo Airbnb para síndicos e condôminos sobre o uso da plataforma em condomínios residenciais com objetivo de esclarecer dúvidas e trazer informações importantes de uma forma transparente para todos.