O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Ambiente

Ambiente

Educação ambiental começa em casa

quarta-feira, 3 de abril de 2013
WhatsApp
LinkedIn

 A preocupação com o meio ambiente ultrapassou os muros dos condomínios residenciais e chegou até o lar dos moradores, que, com pontuais mudanças, podem aderir à sustentabilidade, economizar dinheiro e ainda desenvolver ações sociais. Para isso, basta exercitar a educação ambiental, uma lição que se inicia em casa.

 
José de Oliveira Albuquerque é síndico, há um ano, de um condomínio residencial em Maringá. Foi por meio de sua experiência como engenheiro agrônomo que resolveu investir na conscientização ecológica dos condôminos. Segundo ele, após reuniões e enquetes com os moradores, a aceitação das novas medidas foi praticamente unânime.
 
Dentre as atitudes estabelecidas, conta o síndico, uma das principais foi a separação de material reciclável. Assim, toda semana, integrantes de uma cooperativa recolhem este material.
 
"Em três meses, mais de 200 quilos de recicláveis que iriam para o lixão foram reencaminhados para a cooperativa e revertidos em recursos financeiros para esses cooperados. O contêiner do edifício, que vivia abarrotado de lixo, atualmente está bem mais vazio", diz Albuquerque.
 

Óleo queimado e lâmpadas

 
Outra ação adotada foi a de encaminhar o óleo queimado de cozinha de cada apartamento para uma empresa especializada, que o transforma em produtos de limpeza. Com isso, a cada 10% recolhidos, 2% são retornados em forma de sabão e detergente, o que reduzi os gastos do edifício.
 
Além da coleta seletiva e da transformação do óleo usado em sabão e detergente, algumas mudanças ainda mais simples, como a troca das lâmpadas incandescentes por fluorescentes para redução do consumo de energia, foram efetivadas. Contudo, o objetivo, de acordo com Albuquerque, é continuar investindo futuramente em novas soluções.
 
Dentre as possibilidades está o uso de lixo orgânico, como adubo para jardinagem, e a adaptação de mecanismos responsáveis por acumular e reutilizar a água da chuva para a lavagem de calçadas.
 
Da mesma maneira, preservar a qualidade do ar, seja evitando fumar cigarro em áreas internas ou instalando sistemas que captam o gás carbônico emitido pelos veículos e que fica acumulado nas garagens subterrâneas, também joga a favor da preservação ambiental.
 

Número

 
R$ 4,50
Foi o investimento pago por apartamento para que o condomínio no qual Albuquerque é síndico implantasse medidas sustentáveis. O custo foi direcionado à aquisição de lâmpadas fluorescentes e para a compra de recipientes para o depósito de lixo reciclável e orgânico.

Fonte: http://www.odiario.com

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet