A lei que obrigada a instalação de hidrômetros individuais nos condomínios da cidade promete mudar a mentalidade de consumo individual e coletiva dos cariocas. Mas, apesar da medida ser recente, os empreendimentos que preferem optar pela sustentabilidade por conta própria, já estão bastante à frente da medida. É o caso do condomínio Barra Sunday, na Barra da Tijuca.
Desde o projeto original da Construtora Santa Isabel, em 2008, o empreendimento possui um medidor de água por apartamento e ainda conta com um sistema inovador de coleta de óleo de cozinha. O sistema funciona com uma tubulação especial nos corredores, que fica ao lado das lixeiras, para o descarte de óleo usado. O óleo descartado é armazenado num tambor e depois coletado por uma empresa de reciclagem. Em troca, a empresa coletora fornece material de limpeza para o condomínio.
- A instalação é barata e além de reduzir o impacto ambiental traz economia para os condôminos - afirma Alfredo Lopes, diretor da Protel, administradora do condomínio.
Fonte: http://extra.globo.com
Matérias recomendadas