Análise da água
Condomínios que usam poços artesianos têm amostras coletadas
IMA coleta amostras de água em dois condomínios de Maceió
Uma equipe da Diretoria de Laboratório (Dilab) do Instituto do Meio Ambiente (IMA) coletou, na manhã desta quinta-feira (04), duas amostras de água dos poços artesianos que abastecem o condomínio Jardins de La Reina e o loteamento Melville, no bairro da Santa Amélia, em Maceió. A água passará por análise para que seja avaliada a qualidade do líquido fornecido aos moradores das 300 casas dos dois residenciais.
Na terça-feira (02), a promotora de justiça do Núcleo de Defesa do Meio Ambiente, Lavínia Fragoso, em publicação no Diário Oficial, requisitou que o IMA realizasse uma perícia para constatação de possível dano ambiental, além de análises da água. De acordo com a promotora, o MPE recebeu uma denúncia anônima de que os poços estavam contaminados com nitrato. O diretor da Dilab, Manuel Messias, informou que o resultado das análises físicoquimícas e microbiológicas deve sair em um prazo de oito dias. “O IMA também vai escrever um relatório com as observações e os dados coletados para ser repassado ao Ministério Público, conforme solicitação”, explicou Messias.
No próximo dia 22 de setembro deve ocorrer uma audiência entre o MPE, o IMA, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), a Companhia de Saneamento Básico de Alagoas (Casal) e os representantes legais do condomínio e do loteamento para discutir a situação.
Fonte: http://www.alagoas24horas.com.br/