Preguiça é resgatada em cerca elétrica de condomínio, em Manaus
Animal não ficou ferido e foi devolvido à natureza em área verde no Tarumã. Neste ano, 14 preguiças já foram resgatadas pelo Ipaam.
Uma preguiça foi resgatada, na manhã desta terça-feira (26), após se pendurar na cerca elétrica de um condomínio no bairro Tarumã, na Zona Oeste de Manaus. O animal não ficou ferido e foi devolvido à natureza em uma área verde próxima ao local do resgate.
Uma equipe do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) foi acionada por uma moradora do condomínio residencial. O resgate foi feito pelo médico veterinário Lucas Lara, e o animal, uma preguiça-de-bentinho fêmea, estava bem.
De acordo com o órgão, o local onde a preguiça foi encontrada ainda é uma região florestada e a presença de animais silvestres na área é comum. Por este motivo o órgão optou por deixar o animal na área, para não correr o risco de removê-lo de seu habitat.
A preguiça-de-bentinho, Bradypus tridactylus, também conhecida como aimirim, é a espécie mais comum na região de Manaus e seus arredores. Ela é caracterizada por uma pelagem acinzentada e pela mancha amarela ou alaranjada encontrada nas costas dos machos da espécie.
Segundo a gerente de fauna do Ipaam, Sonia Canto, desde que iniciaram as atividades de fauna pelo órgão, em fevereiro de 2013, o órgão já contabiliza 328 resgate até esta data, dos quais 44 foram preguiças. Nos dois meses incompletos de 2014, o número de preguiças resgatadas (14) já é a metade do número total (30) resgatado em todo ano de 2013.
Para solicitar resgates ao Ipaam ou fazer entregas voluntárias, as pessoas podem ligar para 2123-6774, de segunda a sexta-feira durante o dia e, à noite e aos sábados, domingos e feriados pelo fone 2123-6700.
Fonte: http://g1.globo.com/
Matérias recomendadas