Apresentação do Guia: Fraudes em condomínios
Introdução
Atualmente a transparência na gestão dos recursos do condomínio é fundamental. Sem ela, fica muito difícil para um síndico realmente administrar o condomínio. Isso porque hoje os moradores estão cada vez mais conscientes de seus direitos e deveres - assim como dos do síndico.
Uma gestão mais transparente também é fundamental para evitar fraudes no condomínio.
Importante ressaltar que esse tipo de prática não acontece apenas envolvendo o síndico, Pode acontecer com outras pessoas que trabalham direta ou indiretamente no condomínio, como funcionários, zelador, gerente predial, a administradora e membros do conselho e de comissões no condomínio.
Pensando nisso, o SíndicoNet elaborou um guia com todas as informações necessárias para evitar essa prática no seu condomínio. Falamos sobre a importância de uma auditoria que acompanhe mensalmente as contas do condomínio (em vídeo e texto), damos dicas de como acompanhar o trabalho da administradora e também de como os moradores, os maiores interessados em evitar fraudes no condomínio, podem (e devem) acompanhar a gestão.
Também tocamos em assuntos delicados como a falência da administradora, propinas e síndicos desonestos.
Lembre-se: o dinheiro do condomínio é de todos e é um assunto que deve ser tratado com o maior respeito e transparência possível.
Veja abaixo as páginas do guia:
- Auditoria em condomínios
- Entrevista sobre fraudes com especialistas
- Como observar a administradora 1 e 2
- Dicas para os condôminos acompanharem a gestão 1 e 2
- Dicas de transparência para a administradora
- Propinas e comissões por fora
- Síndicos desonestos
- Falência da administradora
- Auditoria preventiva