Arma de chumbo
Morador dispara munição pela janela de apartamento de Brasília
Vizinhos reclamam de homem por atirar com arma de chumbo na 411 Norte
Segundo os moradores da quadra na Asa Norte, o vizinho estaria disparando a munição pela janela do apartamento em que mora
Moradores da Quadra 411, na Asa Norte, afirmam que um vizinho do Bloco D tem usado arma de chumbinho para atirar nas redondezas do prédio em que mora. Segundo a denúncia, o homem estaria disparando a munição pela janela do apartamento. A ação preocupa quem circula pela área.
De acordo com uma moradora da quadra, que prefere não se identificar, os tiros começaram a ser disparados em meados de julho do ano passado, quando o homem mudou-se para o prédio. “Ele descia à noite com a arma para o pilotis do edifício e ficava atirando em alvos colocados nas árvores. Na época, a síndica e a prefeita conversaram com o morador para que parasse. Ele disse que não ia mais fazer isso e começou a descer com o objeto apenas para limpá-lo”, conta.
Porém, segundo ela, o vizinho voltou a atirar, mas desta vez pela janela do apartamento. “Nós demoramos a perceber que aquele barulho que ouvíamos tarde da noite ou de madrugada era um tiro. Mas temos testemunhas oculares que já o viram atirando de casa nesse horário”, detalha.
Com medo do que o morador pode fazer com a arma, os vizinhos continuaram a se manifestar e, inclusive, mesmo com o pedido da síndica do condomínio, ele continuou a atirar. A preocupação aumentou em abril deste ano, quando uma moradora da quadra foi atingida de raspão no braço por uma bala de chumbinho no dia 11.
“Eu registrei um boletim de ocorrência on-line no mesmo dia, mas fui orientada a não acusá-lo pois não tinha provas de que fui atingida por um disparo feito por ele. Não sabemos mais o que fazer para resolver a situação. A polícia está ciente, mas ele não parou de atirar. Estamos de mãos amarradas”, alega a moradora.
Outro morador da 411 Norte, que não quis se identificar, conta que a quadra possui uma escola classe e grande movimentação de idosos também. Segundo eles, todos estão assustados e desejam que o caso seja investigado. “É um local totalmente inadequado para esse tipo de prática. Não sabemos se o tiro que pegou na outra moradora foi intencional ou proposital. Porém, temos indícios e evidências de que podem indicar um suspeito. Se acertar no olho de alguém, é um grande risco”, diz.
O que diz a legislação
A arma de pressão por ação de gás comprimido ou por ação de mola de calibre inferior a 6mm é considerada de uso permitido e o porte é livre em todo o território nacional, não necessitando de registro, licença ou guia de trânsito, desde que tenha sido adquirida no comércio especializado brasileiro. Em outras palavras, não é crime o uso de armas de ar comprimido de calibre inferior a 6mm.
https://www.metropoles.com/