Artigos e opiniões

A ascensão dos síndicos profissionais

O segmento de gestão condominial mudou de patamar. A tão esperada profissionalização mostra seus primeiros sinais e condôminos estão mais exigentes. Síndicos profissionais estão preparados?

19/07/24 11:40 - Atualizado há 50 dias

William Deming já dizia: “Sem dados, você é apenas uma pessoa qualquer, com uma opinião.”

Eu nunca saio do mesmo tamanho de um evento. No Conexão Sindiconet 2024 não foi diferente. Agora o segmento disputa os melhores locais, os palestrantes mais renomados e busca as experiências mais inovadores.

Desde 2018, considero o Censo SíndicoNet, apresentado pelo Julio Paim, um divisor de águas. Os números ali apresentados trazem oportunidades preciosas ou, para muitos, um número qualquer. Cada um faz a própria interpretação e escolhe a melhor onda para surfar.

Impressiona saber que, segundo o levantamento, 40% dos condomínios já são administrados por síndicos profissionais ante 6% em 2013. Isto muda tudo. Vai faltar síndico.

Em 2014, bastava algumas habilidades para o exercício da profissão. Dez anos depois, são mais de 40 novas competências a serem desenvolvidas para uma gestão fantástica.

A relação não será mais um condomínio para um síndico, o que abra um oceano azul para quem pretende empreender na área. As empresas de sindicatura já são uma realidade e tendem a crescer.

Desafio na gestão: muito tempo apagando incêndio

Porém, outro dado, revelado durante o Conexão 2024, é que 42% do tempo gasto pelos síndicos é dedicado a apagar incêndios. Quem atua desta forma nunca terá um pensamento estratégico, fará apenas o básico e não se tornará desejável no mercado.

Condôminos mais rigorosos na contratação de síndico profissional

Outro registro importante é que os condôminos, no papel de contratantes do síndico profissinal, estão mais rigorosos.

“Julio"

Na primeira onda da migração de síndico orgânico para síndico profissional, houve a ruptura do modelo tradicional e o início da sindicatura externa a qualquer preço. Na segunda onda, após as expectativas terem sido frustradas, uma nova oportunidade foi dada para quem se mostrou interessado.

Em muitos condomínios, já estamos na terceira onda, que é a maturação. O modelo de sindicatura profissional foi validado, as expectativas alinhadas e chegou hora de buscar a melhor relação custo x benefício. Portanto, esteja preparado para pegar a onda certa, pois quem vai te contratar está mais maduro e exigente.

Chega de reclamar e tomar “caldo”. Prepare-se.

(*) Leonardo Diniz Mascarenhas é síndico, empreendedor, palestrante e professor. Sócio e vendedor @nextinbrasil. Embaixador Porter e Conselheiro CAM. Motorista de Kombi. Contato: @osindicoempreendedor.