Após assaltos, moradores cobram segurança em condomínio de Jacareí
Em uma semana, cinco casas foram assaltadas no residencial Jequitibá. Moradores reclamam da atuação da polícia e da zeladoria do local.
Moradores de um condomínio fechado em Jacareí (SP) estão preocupados com a falta de segurança. Em uma semana, pelo menos cinco casas foram assaltadas no residencial Jequitibá, que fica no Jardim Maria Amélia.
Um morador, que prefere não se identificar, foi vítima dos assaltantes e teve os pertences da casa furtados. Os suspeitos levaram microondas, aparelho de DVD e um vídeo game enquanto a casa estava vazia. “Passa dos dez mil reais de prejuízo, fora o custo que estou tendo com os materiais de construção para reforma. Minha mulher chega do serviço, à tarde, sozinha e às vezes tem até medo de entrar dentro de casa e encontrar alguém lá dentro", afirma.
Outra moradora, que também não quis se identificar, passou pela mesma situação.
“Eles [os bandidos] levaram bastante coisa. Levaram câmera, notebooks, televisão, roupa, sapatos, fizeram um estrago. Entraram pela janela e fizeram a 'limpa' na minha casa", relata a moradora. Na tentativa de se sentir um pouco mais segura, ela colocou grades nas janelas e aumentou o muro do quintal.
Os moradores relatam que os criminosos entram no condomínio pulando o muro, que tem aproximadamente dois metros de altura. Para facilitar ainda mais o acesso ao condomínio, os bandidos fizeram buracos no concreto, servindo de apoio aos pés para a escalada."Se tivesse uma ronda constante aqui no período da tarde pelo menos, poderia inibir essa onda de assaltos que estão acontecendo", sugere um dos moradores.
Após a onda de assaltos, os moradores fizeram boletins de ocorrência e reclamam que nem a polícia, nem os responsáveis pelo condomínio tomam providências para resolver o problema.
“São 121 casas e cinco foram assaltadas nesta última semana. É um condomínio onde as pessoas ficam o dia todo no trabalho pensando como vai estar a casa quando chegar", afirmou outro morador.
Outro lado
A Polícia Civil informou que está investigando os crimes e que espera os trabalhos da perícia. Nenhum responsável do Instituto de Criminalística foi encontrado para informar sobre o andamento dos trabalhos da perícia.
A Polícia Militar diz que faz as rondas de acordo com os registros de ocorrências e sugere aos moradores que seja implantado no condomínio o projeto “Vizinho Solidário”, que envolve a comunidade no auxílio à segurança.
O advogado do condomínio, João Carvalho, disse que notificou a construtora a aumentar o muro, mas o trabalho foi interrompido por problemas de estrutura. Agora vai ser feito um alambrado com cerca de arame, que deve ficar pronto em 15 dias. Também informou que foram colocadas 16 câmeras de segurança no local.
A empresa Maxitron, de zeladoria, disse que o condomínio não contratou serviço de segurança, como vigia e ronda. A prefeitura de Jacareí informou que o terreno ao lado do condomínio Jequitibá é particular e que já notificou o proprietário em fevereiro, para providenciar a limpeza da área.
Fonte: http://g1.globo.com/
Matérias recomendadas