O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Jurídico

Quórum insuficiente

TJDF anula assembleia que alterava convenção por ilegalidade

sexta-feira, 24 de março de 2023
WhatsApp
LinkedIn

Assembleia de condomínio é anulada judicialmente

Após comprovado o descumprimento da convenção e ausência de quórum mínimo, uma assembleia promovida no condomínio Boulevard Antares II, que dava "cheque em branco" para síndica, foi anulada judicialmente. A ação foi ajuizada por membro do conselho fiscal, que também é ex-síndico do edifício.

Partindo dos altos percentuais de aumento, que impactaram o bolso de todos os moradores, foi demonstrado que as deliberações aprovadas na assembleia levariam à insegurança jurídica, por não haver previsão do término do pagamento da taxa extra. Além disso, a expressão “em torno”, constante na ata é subjetiva.

Na ação ficou provado que não teria sido cumprido o quórum mínimo, nem a segunda chamada prevista. Um membro do conselho ainda teria sido eleito de maneira irregular, uma vez que não era proprietário do imóvel.

A medida foi assinada pelo advogado Renato Araújo, que em nota mencionou que:

A ação foi instruída com amplo acervo probatório, muitas ilegalidades foram praticadas na assembleia. Os graves erros praticados pela síndica e pelo sub-síndico prejudicam o condomínio e repercutem no bolso dos moradores, felizmente a decisão inicial do Poder Judiciário é justa, proporcional, respeita a legislação e restabelece a legalidade.

Especialistas ressaltam que são raras as decisões judiciais nesse sentido devido a soberania das assembleias, nesse caso foram tantas ilegalidades que os efeitos da assembleia foram suspensos em liminar.

A ação é pública e tramita na 21ª Vara Cível de Brasília (Pje: 0733839-34.2022.8.07.0001).

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet