Auditorias chegam aos condomínios residenciais e comerciais
Cresce a procura da BDO para prestação desses serviços
Auditoria é mais uma ferramenta que o corpo administrativo do condomínio, junto aos seus condôminos e administradoras tem em mãos para o controle das finanças, e na investigação de casos de desvios e fraudes. A grande diferença está na apuração dos dados entre os setores residenciais e comerciais.
Enquanto um condomínio comercial pode ter somente uma empresa para se auditar, os conjuntos habitacionais com mais de 100 unidades, terão no mínimo 100 pessoas para a verificação dos dados.
"É a auditoria que representa maior dificuldade, pois o volume de dinheiro, contas e a possibilidade de haver erros e omissões são grandes”, afirma Julian Clemente, sócio-diretor da BDO empresa de auditoria.
Além dos custos, outra problemática encontrada é a falta de mão-de-obra qualificada. “Quanto mais apurações a serem feitas em um condomínio, maior é a exigência perante as técnicas e conhecimentos empregados ao auditor. O profissional precisa estar informado sobre todas as atualizações legislativas, inovações tecnológicas, técnicas de investigação, entrevista, avaliação e elaboração de relatórios pertinentes às auditorias”, finaliza Clemente.
Fonte: http://www.dci.com.br/
Matérias recomendadas