BA: Ninho de marimbondos
Moradores lidam com ataque de insetos há 3 meses
Moradores reclamam de ninho de maribondos em condomínio de Feira de Santana: 'Atacam mesmo'
Situação ocorre há mais de três meses. Dona de casa relata que já foi picada pelos insetos.
Moradores do condomínio Vida Nova Caraíbas, que fica em Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador, estão às voltas com um ninho de maribondos, que surgiu há três meses. Eles reclama dos transtornos e pedem providências para o problema.
O residencial fica no bairro Campo do Gado Novo. O ninho está em um poste que fica próximo aos imóveis, especialmente aos do bloco de número 11.
Alguns moradores dizem que mantêm as janelas sempre fechadas com medo dos insetos, que costumam invadir as casas quando têm oportunidade.
A picada do marimbondo causa dor intensa, sinais de inflamação na pele e coloração vermelha. Pode ocorrer também inchaço e mal estar.
A dona de casa, Sudiley Bastos, relatou que já foi picada pelos insetos. "Atacam mesmo e correm atrás para morder. Os meninos já foram picados, mordidos, eu e meus filhos", disse a dona de casa.
Segundo os moradores, o Corpo de Bombeiros e a prefeitura foram acionados, porém, o problema ainda não foi resolvido.
"Pensamos que era abelha, mas na verdade é maribondo. Uma picada dessa aí é um perigo, dói bastante e dá febre", disse a síndica do residencial, Simone Santos.
Na Avenida Rio de Janeiro, também em Feira de Santana, abelhas foram capturadas dentro de um caminhão abandonado. O trabalho foi executado pela equipe do Programa de Remoção de Abelhas.
"Em média, a prefeitura recebe de cinco a seis ocorrências [de casos de abelha] por dia. Quem precisar é só ligar no 156 para abrir ocorrência. Após isso, a equipe vai no local, faz a visita técnica e faz a captura das abelhas", explicou a coordenadora do Programa de Remoção de Abelhas Gilmara Jordão.
A orientação do Corpo de Bombeiros é manter distância dos insetos e evitar barulhos, para não atacar o enxame.
https://g1.globo.com/