BA X Queda do 3º andar
Mãe e tia de criança que caiu de prédio denunciam pai
Mãe e tia de criança que caiu do 3º andar de prédio na BA denunciam pai no Conselho Tutelar por negligência
Caso aconteceu nesta terça-feira (18) na cidade de Itabuna. Mulheres relatam que menino era agredido pelo pai e que ele estava sozinho em casa no momento da queda
A mãe e tia do menino de 5 anos caiu do terceiro andar de um prédio na cidade de Itabuna, no sul da Bahia, denunciaram o pai da criança por negligência, no Conselho Tutelar da cidade, nesta terça-feira (18), horas após a queda.
O garoto fraturou a costela e outras partes do corpo e está hospitalizado. O estado de saúde dele é estável.
A tia do menino, que preferiu não revelar a identidade, conta que o pai do garoto disse à polícia que a queda aconteceu quando ele e a companheira, madrasta da criança, foram até um supermercado.
"Quando ele retornou, ele disse que viu muita gente já na porta dele e o menino caído no chão. E aí o pessoal da igreja saiu correndo, ligando para o Samu pegar o menino", contou a mulher.
Os pais da criança estão separados há um ano e dividem a guarda do menino. A mãe do garoto afirma que o homem agia com negligência e não cumpria os acordos feitos com a Justiça.
A mãe e a tia pediram a intervenção do Conselho Tutelar no caso e que imagens de câmeras de segurança sejam analisadas pela polícia.
Em julho do ano passado, as mulheres foram no Conselho Tutelar e solicitaram a revisão da guarda compartilhada. Segundo elas, a criança era agredida pelo pai.
"Eu já presenciei ele batendo no menino. Ele deu um tapa no menino que nem um adulto chega ao ponto de aguentar", afirmou.
O Conselho Tutelar de Itabuna informou que vai ser investigado uma possível violação de direito, já que segundo a família, o garoto estava sozinho no imóvel antes de cair do prédio.
"Segundo relato da genitora, ele foi retirado dela contra a vontade dela e contra a vontade da criança e foi levado para a casa do genitor. Nesse período, a criança teria ficado sozinha, segundo os relatos do genitor e das testemunhas", explicou a coordenadora do Conselho Tutelar de Itabuna, Débora Queiroz.
Conforme a coordenadora, o órgão identificou a violação de direito, encaminhou para a Vara da Infância, com um pedido de medida protetiva para a criança, em caráter de urgência.
A reportagem da TV Santa Cruz entrou contato com o pai do menino, que informou que daria um retorno após conversa com o advogado e se defender das acusações feitas pela mãe e pela tia do garoto.
Queda do 3° andar
O menino de 5 anos caiu do terceiro andar de um prédio, de cerca de 10 metros, na cidade de Itabuna, no sul da Bahia, na manhã desta terça. Nenhuma testemunha presenciou o momento em que a criança caiu do imóvel, mas ele foi socorrido rapidamente, momentos após a queda.
De acordo com uma das pessoas que socorreram o garoto, ele teria atingido a fiação antes de cair no chão, o que pode ter amortecido a queda.
A casa onde o caso aconteceu fica há poucos metros de uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que chegou no local rapidamente, com unidade avançada. A criança foi levada para Hospital Manoel Novaes.
O caso será investigado pela Polícia Civil. Conforme o órgão, a conduta das pessoas que estavam com criança serão apuradas, para avaliar se houve negligência e/ou imprudência no cuidado com o menor.
https://g1.globo.com/