Secovi-SP inicia série de estudos mensais sobre bairros de São Paulo
Aline Rocha
O Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP), por meio de sua vice-presidência de Incorporação e Terrenos Urbano, passará a desenvolver estudos mensais sobre distritos dentro da cidade de São Paulo. Os dados serão georreferenciados pelo GeoSecovi, ferramenta que analisa o mercado imobiliário do país.O objetivo das publicações é apresentar dados que contribuam para as avaliações de empresários que irão lançar projetos na região. O primeiro estudo divulgado pela entidade traz dados da Vila Leopoldina, na zona oeste de São Paulo.
De acordo com o Secovi, a área total da região é de 7.05 km², com 47.750 residentes de renda média do chefe de família de R$ 5.034. Além de trazer dados da evolução da área construída, o documento também demonstra a evolução e locais dos lançamentos imobiliários na Vila Leopoldina, de 1998 até 2012.
A pesquisa mostra que os anos de 2003 e 2009 foram os que tiveram maior número de lançamentos no bairro, com 1.216 e 1.118, respectivamente. Já o ano de 2011 foi o que teve menos lançamentos, com 92 empreendimentos.
O estudo ainda traz mapas com os tipos de lançamentos residenciais (de um a quatro dormitórios). Além disso, o Secovi-SP também apresentou estudo sobre o preço médio por m² de área útil da região. Em 2012, o valor apurado foi de R$ 6.754 mil.
O levantamento completo pode ser acessado no site do Secovi-SP.
Fonte: http://www.piniweb.com.br
Matérias recomendadas