Barulho de vizinhos representa 90% das reclamações em condomínio
Do total 30% dos registram não se justificam, diz o Sindicato da Habitação.Moradores afirmam que respeito entre as pessoas é determinante.
Os barulhos excessivos provocados por moradores de condomínios e apartamentos são responsáveis por 90% das 2,1 mil reclamações registradas neste ano no Sindicato da Habitação (Secovi). Do total de reclamações por tumulto, 30% não se justificam, de acordo com a diretora geral de Campinas (SP), Kelma Camargo.
"Um barulho pequeno, de crianças, limpeza doméstica, muitas coisas que são consideradas intolerantes para algumas pessoas, mas estão dentro dos limites", afirma.
Para garantir a boa convivência o regulamento interno determina as normas, no entanto, o desrespeito com o silêncio, por exemplo, considerada muitas vezes enérgica e pesa no bolso de quem insiste em não cumprir.
Segundo a dona de casa Priscila da Silva Migueila o respeito entre os moradores é determinante para o convívio. "Como eu morava no prédio, os cachorros latiam quando as pessoas entravam no prédio e isso é complicado”, explica a dona de casa Renata Aparecida Ferreira.
Para o síndico Alonso Lino para resolver os problemas é preciso ser paciente e dialogar.
"Faço um questionamento com a pessoa, falo que vou verificar e vejo depois, porque naquele momento a pessoa está tomada, ela não vai me ouvir, só vai ouvir o que ela quer”, disse.
Fonte: http://g1.globo.com
Matérias recomendadas