O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Convivência

Barulho incômodo

Pianista espanhola pode ir para prisão por treinar instrumento em casa

terça-feira, 19 de novembro de 2013
WhatsApp
LinkedIn

 Pianista pode ser presa por 20 meses por ‘atormentar’ vizinha na Espanha

Promotores na Espanha estão pedindo à justiça 20 meses de prisão para uma pianista profissional que foi processada por uma vizinha por "poluição sonora" na cidade de Girona, próxima a Barcelona (nordeste do país).
 
O caso provocou críticas, mas a promotoria disse que Sonia Bosom vem sofrendo há anos com sua vizinha, Laia Martin, de 27 anos, que toca piano oito horas por dia, cinco dias por semana.
 
A promotora Emma Ruiz disse que a pianista deveria ficar presa durante 16 meses por poluição sonora e outros quatro meses por causar "danos psicológicos" a sua vizinha.
 
Sonia diz que ficou tão traumatizada com pianos que ela não consegue vê-los nem em filmes.
 
A promotora também pediu que Laia seja proibida de realizar qualquer apresentação de piano profissional durante seis meses e que ela pague uma muital de 6 euros (cerca de R$ 17) por dia, durante nove meses.
 
Choro
 
O caso vem atraindo uma onda de críticas e de ridicularizações, devido à sentença pesada que a pianista pode pegar.
 
Ela apareceu chorando no tribunal nesta sexta-feira, mas não quis comentar sua possível condenação.
 
Sua vizinha disse que resolveu processá-la porque foi obrigada a ouvir Laia tocando por horas, quase todos os dias, durante quatro anos (entre 2003 e 2007).
 
O caso avançou nos tribunais depois que testes feitos por autoridades locais mostraram que as lições de pianos chegavam a dez decibéis acima do limite de 30 decibéis determinado na cidade para instrumentos musicais.
 
Funcionários da prefeitura fizeram diversos pedidos para que ela parasse de tocar ou reformasse o local para deixá-lo à prova de som.
 
Por duas vezes, os pais da pianista reformaram o quarto para abafar o som, mas isso não fez com que a vizinha parace de reclamar.
 
Nuria Blanes, uma cientista ambiental da Universidade Autônoma de Barcelona, disse que um barulho de cerca de 40 decibéis "não é muito alto". Uma conversa normal chega a 60 decibéis, enquanto o barulho em um bar pode atingir 70 decibéis.
 
O veredicto do caso deve sair em duas semanas.

Fonte: http://www.bbc.co.uk/

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet