Benefícios da energia solar
Sistema pode zerar a conta de luz do condomínio
Por Ricardo Karpat (*)
O uso de energia solar é atraente não só pelo efeito positivo ao meio ambiente, mas também pela economia que gera ao condomínio.
A energia solar é obtida pelo seguinte sistema: placas de captação de energia solar ficam posicionadas em um local aberto onde bate sol e geram uma corrente contínua. Essa corrente passa por um inversor que a transforma em uma corrente alternada, e por fim, a leva para o quadro de energia do condomínio.
É possível suprir todo o consumo de energia do condomínio?
A geração de energia é proporcional à quantidade de placas instaladas e, portanto, à quantidade de espaço disponível. Mas sim, é possível suprir todo consumo da área comum.
Como é feito o projeto?
Primeiramente a empresa contratada analisa o consumo de energia médio do condomínio para determinar quantas placas serão necessárias para suprir toda a demanda das áreas comuns. Em seguida buscam áreas disponíveis para a implantação das placas como telhados, áreas abertas, etc. Caso o condomínio não tenha espaço suficiente, o projeto definirá quanto de economia será feita, por exemplo: 70% do consumo será suprido por energia solar e o restante pela energia provida pela concessionária.
A empresa então elabora um projeto e manda para a concessionária regional para aprovação, após aprovação os materiais são comprados e instalados. A concessionária então visita o condomínio para analisar se está tudo de acordo com o projeto aprovado e instala um novo relógio de medição de energia bidirecional.
A implantação, após a aprovação da concessionária, demora em média 15 dias.
Medição da conta
A conta é feita como crédito e débito. O relógio bidirecional calcula quanto de energia consumida foi produzida por energia solar (esse é o crédito) e quanto foi consumida de energia “normal” fornecida pela concessionária (esse é o débito). O valor a ser pago no final da conta é a diferença entre esse crédito e débito.
Custo do projeto e retorno sobre o investimento
O cálculo do payback depende da tarifa unitária de energia que cada concessionária pratica.
De uma forma geral, em um condomínio em que o projeto é feito para suprir toda a demanda do condomínio, o retorno sobre o investimento acontece em média entre 3 anos e meio a 5 anos.
A partir deste momento, caso seja suprido toda energia da área geral do condomínio, a conta de luz passa a ser zerada.
(*) Ricardo Karpat é diretor da Gábor RH, administrador de empresas especializado em recursos humanos com experiência profissional de 18 anos no segmento de condomínios.