Biocobre, um herói na luta contra a COVID-19
Em contato com o cobre, o vírus fica inativo em alguns minutos, perdendo o poder de contágio. Uma película desse metal pode ser aplicada em itens do condomínio
Algumas das mais antigas civilizações já sabiam: o cobre é um metal poderoso. Suas propriedades antimicrobianas e bactericidas eram exploradas há 1.600 a.C., no Egito. Em um dos mais antigos documentos médicos encontrados da época, consta a descrição do uso do cobre na esterilização e no tratamento de queimaduras, feridas e até infecções.
À parte a cultura ancestral, as notícias em 2.020 d.C. são ótimas. Assim como vibramos com cada anúncio de um tratamento eficaz, ou com a possibilidade de uma vacina que imunize a humanidade contra a COVID-19, a divulgação científica sobre o poder do cobre acendeu uma nova luz.
Uma pesquisa publicada pela Sociedade Americana de Microbiologia mostra que o cobre rapidamente inativa o coronavírus, tornando-o intransmissível, em alguns minutos, em simulação de contaminação por toque de dedo.
Outra pesquisa, do The New England Journal of Medice, demonstrou que, em até 4 horas, quaisquer vestígios do novo coronavírus (SARS-CoV-2) são eliminados por completo no contato com o cobre. Bem menos tempo se comparado com plástico (três dias) ou aço inox (dois dias), por exemplo.
Nesses tempos de pandemia e isolamento social, a descoberta do cobre como arma contra a contaminação levou a Biocobre a focar em novos objetivos: servir como aliada nos condomínios como item de proteção nas áreas de contato diário, a exemplo dos dispensários de álcool gel.
Proteção para o condomínio em forma de película de cobre
A Biocobre está entrando no mercado condominial pela porta da frente. Nesse caso, literalmente. Em poucas palavras, é uma película adesiva antimicrobiana que pode envelopar:
- botões de elevadores
- puxadores e alças
- maçanetas
- trincos
- corrimões
- barras de apoio
- itens com superfície lisa: quadrada, redonda, plana ou tubular.
“No início, os cortes do produto terão as medidas padrão do mercado. Mas a previsão é que trabalhemos também com projetos customizados para os condomínios”, conta Diego Mazali, sócio-fundador da Biocobre.
Por dentro da película de cobre
A película da Biocobre, produto patenteado, é confeccionada com camadas ultrafinas especiais e esterilizadas de cobre 100% puro. O potencial do material é aumentado por processo de escovação.
A película possui, ainda, uma camada adesiva exclusiva que auxilia nas características antimicrobianas contra vírus e bactérias.
“Vale ressaltar que utilizamos cobre legítimo com 100% de pureza na composição da película Biocobre. Sendo assim, irá sofrer com oxidação. Porém, a eficácia e a eficiência do produto se manterão intactas mesmo após oxidar”, garante o sócio-fundador da Biocobre.
Aplicação do produto nos itens do condomínio
Ao optar pela Biocobre, o síndico vai receber um manual de instruções completo com todos os passos a serem tomados para a aplicação do produto, muito simples, segundo Mazali, assim como informações para a manutenção e limpeza da película.
“No primeiro momento iremos fornecer o produto e o próprio cliente ficará responsável pela aplicação. A película é de fácil manuseio e estamos criando vídeos com o passo a passo da aplicação. Posteriormente, faremos parcerias com revendedores e técnicos especializados em revestimento e envelopamento para realizar aplicações e entregar projetos customizáveis”, explica Diego Mazali, da Biocobre.
Facilidade e economia em limpeza e manutenção
Para fazer a limpeza dos itens recobertos com a película de cobre, não é preciso usar produtos específicos. Apenas um pano úmido já é suficiente.
Para preservar a aparência não oxidada, a Biocobre também está desenvolvendo um produto específico para este fim.
Preço e distribuição da Biocobre
“Estamos trabalhando com os maiores fornecedores do Brasil para reduzir o preço do produto final. As cartelas para botões de elevadores, por exemplo, serão desenvolvidas em modelos de 10, 20 e 30 andares”, diz.
Inicialmente, a Biocobre será vendida exclusivamente por e-commerce em todo o território brasileiro. Em um segundo momento, será comercializada via distribuidores especializados e varejistas.
“Projetamos oferecer a Biocobre como recurso de prevenção à contaminação — não só do novo coronavírus, mas de outros germes, bactérias e vírus que possam existir — para hospitais, comércios, locais públicos, entre outros”, antecipa.
Quem sabe, em um futuro não distante, o metal poderoso possa ser incluído na lista de Equipamento de Proteção Coletiva (EPC)?
Nota: a coluna “De olho do mercado” se refere a informes publicitários. Esse tipo de texto publicitário serve para que um anunciante escolhido pela equipe do SíndicoNet explique como funciona seu produto ou serviço de maneira diferenciada. O SíndicoNet não trabalha com matérias pagas, e essa é a nossa maneira de lhe dizer que esse conteúdo é publicitário, e que foi escolhido cuidadosamente para você, nosso leitor. Caso tenha dúvidas sobre outros conteúdos publicitários no nosso portal, por favor, nos escreva aqui. Isso reafirma o nosso compromisso com a transparência do nosso conteúdo.