O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Segurança

Carregador provoca incêndio?

GO: Cachorro é salvo de imóvel em chamas após curto-circuito

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023
WhatsApp
LinkedIn

Bombeiros salvam cadela presa em apartamento que pegou fogo após suposto curto-circuito em carregador de celular; veja cuidados com acessório

Bombeiros falaram que ninguém ficou ferido no incêndio, que aconteceu em Caldas Novas. Engenheiro eletricista dá dicas de como evitar acidentes desse tipo.

O Corpo de Bombeiros resgatou uma cadela que estava presa no quarto e sozinha em um apartamento que pegou fogo em Caldas Novas, no sul de Goiás. Segundo os bombeiros, ninguém se feriu e o dono do imóvel contou que o fogo começou em um carregador de celular que estava na tomada e se alastrou para um sofá.

A Polícia Científica informou que não foi solicitada a perícia para apurar a causa do incêndio até as 11h09 desta quinta-feira (16).

O acidente aconteceu na última quarta-feira (15) e o fogo foi controlado por moradores. Jovanilson Faleiro, engenheiro eletricista de segurança do trabalho, explicou que o acessório pode ter tido um curto-circuito que, em contato com o sofá, causou o incêndio (veja abaixo os cuidados necessários com o acessório).

“Todo equipamento que estiver na tomada é passível de ter um dano e causar um curto-circuito e criar uma espécie de ‘labareda’. Se não tiver nada inflamável em volta, não incendeia, mas se tiver, esse curto é passível de incendiar”, explicou.

Os bombeiros explicaram que o síndico do prédio arrombou a porta e apagou o fogo com um extintor. No local, eles disseram que fizeram o rescaldo e salvaram a cadela.

Pelas imagens, é possível ver que o incêndio afetou o reboco da sala do apartamento, queimou o sofá e deixou preta a pintura por conta da fuligem. O Corpo de Bombeiros informou que o fogo atingiu a rede elétrica do imóvel.

Afinal, carregador pode causar incêndio?

Segundo Jovanilson, carregadores de celular podem causar incêndios em duas situações:

  1. Integridade do acessório: o equipamento pode já ter tinha caído, talvez estava velho, ou com defeitos;
  2. Tensão elétrica: o imóvel pode ter recebido uma elevação de tensão elétrica por algum pico na rede e, os equipamentos que não tem a proteção necessária, entram em curto-circuito.

Veja cuidados que o engenheiro eletricista indicou com carregadores:

  • Não deixar na tomada sem uso;
  • Deixar afastado de locais inflamáveis;
  • Comprar equipamentos com selo do Inmetro;
  • Usar carregadores com garantia;
  • Não usar o acessório danificado.

Fonte: https://g1.globo.com/go/goias/noticia/2023/02/16/apartamento-pega-fogo-apos-suposto-curto-circuito-em-carregador-de-celular-veja-cuidados-com-acessorio.ghtml

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet