Condomínio na Zona Norte de SP monta brigada de incêndio
Brigada do Condomínio Atlântica foi composta por 17 pessoas. Agora, condomínio precisa comprar os equipamentos de segurança.
O Condomínio Atlântica, na Zona Norte de São Paulo, recebeu a visita do engenheiro civil Carlos Eugênio Berkhout para ajudar a organizar os espaços físicos do local. O condomínio foi o escolhido através de um concurso promovido pelo SPTV para receber orientações de especialistas. Na primeira inspeção foram identificados diversos problemas, entre eles, os extintores vencidos.
“Está muito tempo vencido, porque ele é de 2008, que foi realizada a recarga dele, quer dizer, deveria ter sido feito a recarga dele em 2009, nós estamos em 2013. Tem que ter a plaquinha de sinalização do extintor também, é importante”, diz Carlos Berkhout.
De acordo com a legislação, todo condomínio precisa ter uma brigada de incêndio. Para isso, alguns moradores foram convidados a participar. Agora, o Condomínio Atlântica já tem uma brigada de incêndio com 17 pessoas. “São moradores e funcionários treinados para tomar as primeiras providências caso o prédio pegue fogo”, orienta o Carlos.
“Antes do curso não imaginava os detalhes que aprendi e com certeza conseguiria amenizar e até mesmo combater o princípio do fogo”, conta o morador e integrante da brigada, Silvio Ricardo Piperno.
O condomínio realizou uma cotação para providenciar a compra de extintores novos e equipamentos de segurança. A decisão será decidida em assembleia.
Outro problema enfrentado pela síndica Marli Ribeiro da Silva é tentar impedir que os moradores pendurem roupas na garagem e parem de lavar o carro no pátio comum. Ao todo são 48 apartamentos divididos em três blocos de quatro andares. O condomínio construído há 21 anos nunca passou por pintura e não tem elevadores. No local faltam ainda câmeras de segurança, vagas na garagem, parquinho para as crianças e salão de festas.
Fonte: http://g1.globo.com/
Matérias recomendadas