Capacitação de técnicos
Curso sobre ajuste de freios de elevadores tem início na segunda (28)
Associação de elevadores lança curso de freios para capacitar profissionais que desejem atuar no setor
Aulas presenciais começam no dia 28/11 em São Paulo e capacita técnicos que desejem disputar vagas nesse segmento
Tem início, na próxima segunda-feira (28), o primeiro curso de qualificação profissional sobre Ajuste de Freio da Abeel (Associação Brasileira das Empresas de Elevadores). As aulas acontecem até 02 de dezembro, na sede da Idel Elevadores, localizada no bairro de Campos Elíseos, região central de São Paulo.
Atenta à segurança e ao perfeito funcionamento dos elevadores nos condomínios, a iniciativa é realizada em parceria com o Sindicato das Empresas de Elevadores do Estado de São Paulo.
O sistema de freios em boas condições é imprescindível para o funcionamento do elevador de maneira adequada e sem riscos para o usuário. Por isso, as máquinas devem ter manutenção frequente para que eles sejam constantemente vistoriados.
O maior risco é o de o freio travar aberto e não ocorrer a parada do equipamento de maneira correta. Em conjunto com o desbalanço do sistema pode haver disparo da cabina para ambas as direções com danos materiais e físicos, no caso de haver passageiros.
Assim, o curso é destinado a profissionais que já atuam no setor e desejam se especializar ou para técnicos que queiram entrar para o mercado de elevadores, que carece de mão de obra especializada e tem vagas disponíveis.
O instrutor do curso é o especialista em manutenção preventiva Luiz Alfredo Costa De Oliveira, profissional com 16 anos de experiência na área de elevadores. Ele atuou em multinacional, capacitando técnicos em todo o território nacional e em dois países da América Central. O instrutor enfatiza a importância de as empresas de elevadores contarem com profissionais cada vez mais qualificados.
Segundo ele, nos freios de um êmbolo apenas, pode haver este travamento, seja por ausência da lubrificação das articulações, desajuste, desgaste acentuado nas lonas, bem como por excesso de sujeira ou deformidade no êmbolo. Já nos freios de dois êmbolos o alerta maior está para a lubrificação interna em freios que não são blindados.
Esses freios necessitam uma lubrificação a cada dois anos em prédios comerciais e a cada três anos em prédios residências, ressalta Oliveira.
“Por isso, é fundamental que as empresas se preocupem em capacitar seus profissionais para atender a demanda do mercado e assegurar a qualidade na manutenção dos equipamentos”, afirma.
Mais informações podem ser encontradas no Seciesp ou pelos canais de atendimento abaixo:
Telefone: (11) 3214-0201 ou (11) 3214-0352;
WhatsApp: (11) 9 4715-2209;
e-Mail: presidente@abeel.com.br
Assessoria | Abeel