Programa “Porteiro amigo do idoso” forma primeira turma de 2015
Iniciativa do Grupo Bradesco Seguros capacita profissionais a oferecer melhores serviços ao público longevo
Entre os dias 24 e 26 de março, cerca de 30 porteiros do bairro de Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro, participaram da primeira turma de 2015 do programa “Porteiro Amigo do Idoso”. Criada pelo Grupo Bradesco Seguros, a iniciativa, gratuita e pioneira, tem como principal objetivo capacitar o porteiro – apontado como “o melhor amigo do idoso”, em pesquisa realizada pela Seguradora com cidadãos acima de 65 anos – a oferecer soluções e cuidados adequados às necessidades do público longevo.
Para Francisco Cleiton Silva, que há oito anos trabalha em um condomínio de Copacabana, o curso o ajudou a se valorizar. “Porteiro é um profissional que ainda sofre muito preconceito, mas estamos aqui para, além de nossa rotina, cuidar das pessoas”, afirma Cleiton.
As aulas aconteceram no Senac RJ (unidade Copacabana). Durante as oficinas de capacitação, em 12 horas de aulas distribuídas ao longo de três dias, os porteiros tiveram a experiência de se colocar no lugar dos idosos e lidar com situações comuns para quem convive com pessoas longevas. Para isso, a oficina promoveu uma vivência utilizando óculos para dificultar a visão e pesos nos pés, entre outros artifícios, de forma que os porteiros sintam as limitações da idade e reflitam sobre as dificuldades enfrentadas pelos mais velhos.
— O objetivo do Programa é fazer com que os porteiros se tornem ainda mais amigos e possam entender o processo de envelhecimento em todos os seus aspectos. Aquele que está preparado para lidar com o idoso, está preparado para lidar com qualquer público — destaca Eugênio Velasques.
O “Porteiro Amigo do Idoso” faz parte de uma série de ações do Grupo Bradesco Seguros que incentivam a conquista da longevidade com qualidade de vida, saúde e bem-estar. Em 2015, além de Rio de Janeiro (com três novos bairros atendidos, Botafogo, Flamengo e Tijuca) e São Paulo (capital e agora também nas cidades de Campinas, Ribeirão Preto e Santo André)–, o programa chega pela primeira vez a Minas Gerais e Espírito Santo, com previsão de qualificar mais de mil profissionais no total.
Fonte:
Matérias recomendadas