Carro compartilhado em condomínio: como funciona essa tendência
Contar com um serviço de carro compartilhado no condomínio é mais uma forma de oferecer praticidade, economia e sustentabilidade para os moradores e valorização do empreendimento
Comprar e manter um carro requer um investimento alto no orçamento, pois nessa conta tem o valor da gasolina, pneus, manutenção e por aí vai. Desse modo, como trazer mobilidade é a tendência do mercado, apostar em serviços de carro compartilhado, ou car sharing, é uma excelente opção.
Principalmente se esse serviço é ofertado em condomínios, pois, além de facilitar o dia de quem não tem carro, o serviço de car sharing traz economia, praticidade e sustentabilidade para os condôminos. Valores alinhados à economia colaborativa, que veio para ficar.
Além disso, o compartilhamento de carros valoriza o empreendimento, porque mostra que a administração se importa com o bem-estar e qualidade de vida dos seus moradores e está antenada com as novidades de mercado. Ou seja, os benefícios valem para quem vive no condomínio e para a imagem do mesmo diante do mercado.
Desse modo, se você não sabe como funciona essa prática de carro compartilhado em condomínio, continue lendo esse texto e saiba tudo sobre essa tendência. Boa leitura!
O que é carro compartilhado em condomínio e como ele funciona?
O objetivo do car sharing é oferecer o serviço de mobilidade de forma prática e sem burocracia. Ou seja, você pode alugar um automóvel para resolver necessidades do dia a dia, pagar apenas pelos quilômetros rodados e devolver o carro no horário combinado.
Por exemplo, você pode ir ao médico, ao supermercado, ao dentista e por aí vai. Todo o sistema é online e você tem hora para pegar o carro e hora para devolvê-lo também.
Além disso, a empresa prestadora do serviço monitora a localização dos carros alugados e tem locadoras pelas quais você pode travar e destravar o carro via bluetooth do seu celular! Basta tirar uma foto da carteira de motorista e acionar o bluetooth para abrir a porta do veículo.
A chave fica no porta-luvas, juntamente com um cartão-combustível, para que, se caso acabar, o motorista tenha como abastecer o carro, sem problemas.
Contudo, para utilizar esse serviço é preciso seguir algumas regras, como: ter carteira de habilitação válida, ter mais de 21 anos, cumprir com os horários combinados e entregar o carro em bom estado de limpeza, como ele foi entregue ao motorista.
Vale lembrar que, em condomínios que oferecem esse serviço, os carros ficam disponíveis 24 horas por dia na garagem do prédio e a reserva e pagamento são feitas pelo app da empresa prestadora de serviço.
Falando de pagamento, o valor costuma ser cobrado por hora de uso e por quilômetro rodado. O que pode sair bem em conta em relação aos custos de manter um veículo próprio na sua garagem, dependendo do uso.
Quais as vantagens do carro compartilhado em condomínio?
Bom, acima já citamos vários benefícios desse tipo de serviço nos condomínios, mas os principais são:
Redução de gastos com transporte
Os gastos são visivelmente menores em comparação com quem tem um carro próprio, pois você paga apenas pelo tempo que usou o veículo e quantos quilômetros rodou.
Além disso, não tem que pagar manutenção, combustível e o carro já tem seguro pela empresa. Então, se algo acontecer e o motorista for o culpado, ele pode pagar a franquia.
Para além disso, quem usa transporte público pode se beneficiar com os serviços de car sharing, pois, por mais que o valor seja maior, o tempo e qualidade de vida pesam na decisão entre carro compartilhado e transporte público.
Menor impacto ambiental
Pensar no consumo coletivo é bem mais sustentável do que o exagero consumista. Assim, para quem se preocupa com o meio ambiente e a natureza, adotar esse tipo de serviço é uma excelente opção, pois os veículos têm seu uso otimizado.
Praticidade
Você faz tudo online e tem um carro à sua disposição no horário agendado. Isso é tudo para quem quer praticidade e mobilidade facilitada. Ou seja, o serviço de car sharing é uma opção para quem precisa de algo mais rápido com segurança e conforto para cumprir suas atividades diárias.
Senso de coletividade
Esse benefício é mais comportamental que físico, pois quando se usa esse tipo de serviço compartilhado, o cuidado e a confiança depositados gera um senso de coletividade que é bom para quem usa e para o condomínio que fomenta esse tipo de atividade.
Desse modo, a pessoa que usa o serviço cuida bem do veículo e quem disponibiliza o veículo oferece a ela mobilidade, segurança, tempo e praticidade. Assim, nesse esquema, todos saem ganhando.
Como organizar e gerenciar o carro compartilhado no condomínio?
Todo serviço que vai fazer parte da rotina e funcionamento do condomínio deve ter regras e normas de uso. Mesmo que ele seja oferecido por uma empresa terceirizada.
Desse modo, seja você síndico ou condômino, ao propor a contratação desse tipo de serviço no seu condomínio, leve o projeto esquematizado e com os orçamentos em mãos para a assembleia deliberar.
Um grupo de condôminos pode ser formado na assembleia e ficar responsável em colocar o projeto de carros compartilhados em prática no condomínio, sendo responsáveis pela implantação do serviço.
Assim, tenha em mente quais são as regras de uso no condomínio, sempre levando em consideração as normas já impostas pela empresa terceirizada. Além disso, todas as regras e normas de uso e possíveis multas devem constar no regimento interno do condomínio.
Por exemplo, o serviço no seu condomínio pode funcionar apenas em horário comercial, mesmo que os carros fiquem disponíveis 24h, os motoristas que irão usar os carros compartilhados deverão fazer um cadastro prévio no condomínio para ter acesso ao app e por aí vai.
Cabe também deixar claro os termos de uso da plataforma, a política de privacidade da empresa terceirizada e as consequências se alguns problemas acontecerem. Como, por exemplo, carro entregue após o horário, veículo entregue sujo, batidas e acidentes, entre outros.
Feitas essas adaptações, o indicado é seguir as normas da plataforma e fazer uma comunicação bem transparente com os condôminos.
Como incentivar a participação dos moradores no projeto de carro compartilhado?
A adesão dos moradores nesse tipo de serviço é essencial para a permanência dele no condomínio. Desse modo, se os condôminos estão com receio de usar os carros compartilhados, faça campanhas de divulgação.
Aposte em cartazes, mensagens nos grupos, divulgação de feedbacks de moradores que já usam o serviço e por aí vai.
Outra dica é, nas assembleias, tirar dúvidas e fazer demonstrações de como funciona o modelo de reserva e no que o motorista deve prestar atenção quando alugar um carro compartilhado.
Vale lembrar também, que esse tipo de iniciativa só dará certo se o condomínio tiver o perfil de compartilhar carros. Caso cada apartamento/casa tenha um veículo próprio é necessário fazer uma pesquisa de intenção para saber se os moradores veem valor na oferta ou não.
Dicas para manter o carro compartilhado em boas condições e evitar problemas
Uma das principais regras de uso para carros compartilhados em condomínios é a limpeza. Ou seja, é necessário entregar o carro limpo e organizado como você recebeu.
Dessa forma, separamos abaixo algumas dicas para ajudar o síndico na fiscalização e os moradores a não receber multas por sujeira. Confira!
- Não coma no veículo e nem tome cafés, chás, água e qualquer outro líquido que possa derramar e sujar o carro;
- Cuidado com as crianças. Explique que o carro é alugado e que não pode fazer bagunça;
- Antes de entregar o carro, tire o lixo que você gerou;
- Confira se não está esquecendo nada no automóvel;
- Vai levar alguém ao médico? Leve toalhas e sacos plásticos para imprevistos;
- Procure parar o carro em estacionamentos particulares e longe de árvores para não ser vítima de fezes de passarinhos ou até mesmo danos de quedas de galhos;
- Use o carro como se fosse seu, organizado e sem sujeiras.
O condomínio valoriza quando oferece esse tipo de serviços compartilhados?
Sim, como falamos acima, há uma valorização patrimonial dos empreendimentos que oferecem esse tipo de serviço, pois isso mostra que o condomínio se preocupa com praticidade, bem-estar e qualidade de vida dos moradores.
Além disso, mostra que o condomínio tem uma pegada sustentável e colaborativa que é algo relevante e está na pauta da sociedade atualmente.
Vale lembrar também que, quanto mais serviços de valor agregado o condomínio oferece, mais as pessoas se interessam em morar no empreendimento. Isso gera demanda, valorização no mercado imobiliário e facilita o processo de implantação e investimento em novos serviços e infraestrutura do local.
Portanto, contar com o serviço de carro compartilhado em condomínio é uma forma de ter acesso a mobilidade de valor acessível, de qualidade, segura e conveniente. O que pode ser o diferencial que os condôminos precisam no seu condomínio.
Gostou do conteúdo? Clique aqui e veja dicas de como funciona a lavanderia compartilhada em condomínio.
Conteúdo SíndicoNet.