O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Síndico profissional

Nova polêmica do CFA: vínculo obrigatório de síndico profissional

Resolução Normativa nº 64 do Conselho Federal de Administração determina o vínculo obrigatório de síndico profissional e empresas de sindicatura. Setor se manifesta contrariamente à medida

22/11/24 05:48 - Atualizado há 19 h
WhatsApp
LinkedIn
Homem branco de terno e gravata assina com caneta documentos em uma prancheta sobre uma mesa de escritório
Resolução Normativa do CFA determina que síndicos profissionais e empresas de sindicatura sejam registrados ao CRA para exercício legal da atividade
iStock

O Conselho Federal de Administração (CFA) se envolve em nova polêmica com síndicos profissionais. Desta vez, por meio da Resolução Normativa nº 654, publicada no Diário Oficial da União no dia 18 de novembro de 2024, que vem gerando manifestações contrárias e protestos do segmento condominial, como entidades e advogados renomados do setor. 

Classificada como controversa pelas fontes consultadas pelo SíndicoNet, a medida, em suma, determina o vínculo obrigatório de síndico profissional e empresas de sindicatura ao Conselho Regional de Administração (CRA). Com isso, estes estariam sujeitos à se arrolar como associados ao CRA local, passando a ter registro equivalente a habilitação profissional, como condição para o exercício de suas funções.

Além disso, síndicos profissionais e empresas de sindicatura também passariam a ter outras obrigações:

  • seguir os direitos e deveres dispostos na Lei nº 4.765/65;
  • atender o Código de Ética dos Profissionais de Administração e o Manual de Responsabilidade Técnica do Profissional de Administração;
  • pagamento de anuidade ao CRA;
  • sujeitos a punição para as pessoas físicas ou jurídica que atuarem ilegalmente sem o registro. 

Síndico profissional é profissão regulamentada?

Não. Síndico profissional não é profissão regulamentada, apesar do nome com o qual a ocupação é conhecida popularmente no mercado. 

Fontes consultadas: ABADI, André Junqueira (advogado), Paulo Bom (AABIC), Rodrigo Karpat (advogado).

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet